Rádio Clube
H2FOZ
Início » Economia » Comércio pretende abrir mais vagas e repor quadro de funcionários reduzido na pandemia

Economia

Comércio pretende abrir mais vagas e repor quadro de funcionários reduzido na pandemia

Estabelecimentos comerciais de menor porte, com até 50 empregados, são os que mais esperam contratar, mostra pesquisa.

3 min de leitura
Comércio pretende abrir mais vagas e repor quadro de funcionários reduzido na pandemia
Centro comercial da Avenida Brasil; em Foz - Foto: Marcos Labanca

Estabelecimentos comerciais de menor porte, com até 50 empregados, são os que mais esperam contratar, mostra pesquisa.

Com a confiança no desempenho do comércio em alta, 90,6% das empresas do Paraná pretendem abrir novas vagas de trabalho reduzidas com a pandemia. Os dados são da recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio Paraná).

Publicidade

O levantamento mostra que a expectativa de contratação de funcionários das empresas do Paraná cresceu 8,7% em setembro. Neste mês, 90,6% das empresas do estado pretendem abrir novas vagas de trabalho, ante 83,3% que tinham tal planejamento em agosto.

Os estabelecimentos comerciais de menor porte, que são aqueles com até 50 empregados, são os que mais esperam contratar, chegando a 90,6%. Já em relação às firmas maiores, 85,7% de seus responsáveis disseram que devem fazer contratações.

Na análise das instituições responsáveis pelo diagnóstico, o principal fator dessa tendência de ampliação da oferta de trabalho no segmento comercial é avanço da vacinação, que está levando a uma gradual normalização da atividade econômica. E citam outros indicativos:

  • proximidade da data comemorativa do Dia das Crianças; e
  • injeção de mais dinheiro na economia pela restituição do Imposto de Renda.

“As empresas vão gradativamente retomando seus padrões de funcionamento, e os empresários começam a ter mais elementos para efetuar o planejamento dos seus empreendimentos”, apontam a CNC e a Fecomércio Paraná. Para as entidades, nem mesmo inflação, juros altos, menor poder de compra dos consumidores e desemprego ofuscam o otimismo.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio também mantém o ritmo de crescimento, chegando ao quarto mês consecutivo em alta. O indicador passou de 120,1 pontos em agosto para 126,8 pontos em setembro. “É o melhor resultado para o mês de setembro dos últimos dez anos”, informou a Fecomércio Paraná.

Dados mostram otimismo dos empresários do comércio na economia – Foto: Reprodução

Boa notícia para o comércio em Foz

A prefeitura noticiou nesta terça-feira, 28, que, até o fim de outubro, atividades comerciais em Foz do Iguaçu deverão voltar a operar com 100% da capacidade. Essa decisão será efetivada caso o cenário epidemiológico permaneça nas condições consideradas de controle pelo município.

Essa medida valerá para os segmentos comerciais, industriais e de serviços, passando a vigorar, se mantidos baixos os índices da pandemia, a partir de 15 de outubro. Os atrativos turísticos já estão autorizados a operar com 100% da capacidade.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.