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Economia

Concorrência do novo porto seco em Foz do Iguaçu avança com duas empresas na disputa

Unidade alfandegada é a maior da América Latina em movimentação de cargas, impulsionando a logística na região; nova obra prevê R$ 300 milhões em investimentos.

3 min de leitura
Concorrência do novo porto seco em Foz do Iguaçu avança com duas empresas na disputa
Estrutura atual não comporta crescente aumento do movimento de cargas - foto: Marcos Labanca/Arquivo
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A Receita Federal do Brasil (RFB) recebeu propostas de duas empresas que seguem para as novas etapas da licitação do novo porto seco em Foz do Iguaçu. A sessão pública foi realizada nessa quinta-feira, 15, em Curitiba (PR).

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As ofertas das empresas Multilog e Aurora Terminais e Serviços prosseguem para a análise das propostas e dos documentos referentes à habilitação. Todos os procedimentos para declarar a vencedora devem ocorrer neste ano, conforme a RFB.

“O vencedor da concorrência será aquele que, atendidos todos os requisitos do edital, ofertar as menores tarifas para os serviços de armazenagem e de movimentação” de cargas, expõe a instituição federal. O contrato terá prazo de 25 anos.

A previsão de investimentos no futuro recinto alfandegado supera R$ 300 milhões. A unidade opera movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias para o comércio internacional, de importação e de exportação.

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O atual porto seco fica na BR-277, em direção à Ponte Internacional da Amizade. A infraestrutura não comporta o crescente movimento de cargas que passam pela fronteira, as quais acessam o Paraguai e a Argentina.

“A construção de um porto seco maior em Foz do Iguaçu faz-se necessária pelo crescente volume de mercadorias que trafega pelo município”, justifica a RFB. A demanda pela nova obra é compartilhada por instituições, empresas e profissionais que operam no ramo.

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Sessão pública que recebeu as propostas, nessa quinta-feira, 15, em Curitiba – foto: Divulgação/PRF

Recentemente foi preciso ampliar o espaço, como medida provisória. O novo equipamento alfandegário leva em consideração as características necessárias à segurança aduaneira e à projeção de crescimento do serviço para os próximos 25 anos.

A localização da construção poderá ser em três espaços com acesso à BR-277 e à Perimetral Leste. “A autorização de instalação e funcionamento no local a ser indicado pelo licitante é de competência dos órgãos ambientais e do município de Foz do Iguaçu”, frisa a RFB.

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Maior da América Latina

No ano passado, passaram mais de 200 mil veículos de transporte pelo porto seco iguaçuense. Foi o segundo maior movimento da história da unidade, que é a maior da América Latina em movimentação de cargas, contabiliza a Receita Federal.

Foz do Iguaçu logística

Conforme a Receita Federal, Foz do Iguaçu vem consolidando-se no segmento de logística e incrementando o comércio internacional. O órgão afirma que busca contribuir para o desenvolvimento do comércio formal entre os países da região.

A instituição “também tem o comprometimento com a fluidez, previsibilidade e segurança das operações dos intervenientes do comércio exterior”, informa. Por isso, procura soluções e inovação a fim de “atender de maneira mais eficiente os usuários do Porto Seco”, sublinha.

Nova obra

O projeto do novo porto seco em Foz do Iguaçu prevê:

  • R$ 241,5 milhões em investimento inicial, nos primeiros 15 anos de concessão;
  • R$ 61,6 milhões de investimentos nos dez anos seguintes;
  • construção de armazém com cerca de 3.500m²;
  • pátio pré-embarque de mais de 19 mil m²; e
  • pátio interno para movimentação e estacionamento de veículos com área de aproximadamente 250 mil m².
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1 comentário em “Concorrência do novo porto seco em Foz do Iguaçu avança com duas empresas na disputa”

  1. Yuri

    O porto seco atual já tem seus 200 mil m², qual a lógica de construir um novo com apenas 250 mil m², alguma coisa está errada aqui. Teria que ser no mínimo o dobro de tamanho.

Os comentários estão encerrado.