Rádio Clube
H2FOZ
Início » Economia » Paraná tem 86% da população nas classes A, B e C, aponta FGV

Economia

Renda dos paranaenses

Paraná tem 86% da população nas classes A, B e C, aponta FGV

Em dois anos, estado elevou em 5,63 pontos percentuais a participação das faixas de maior renda, devido a emprego e políticas de integração social.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Paraná tem 86% da população nas classes A, B e C, aponta FGV
Levantamento é da Fundação Getúlio Vargas - foto ilustrativa: Freepik
Google News iconSiga-nos no Google News


O Paraná registrou melhora na situação da renda entre 2022 e 2024. No período, a participação da população nas classes A, B e C passou de 81,06% para 86,69%, um crescimento de 5,63 pontos percentuais, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV).

  • Paraná garante auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência

Essas três classes reúnem famílias com renda que vai de quatro salários mínimos até rendimentos acima de 20 pisos nacionais. O desempenho estadual acompanha a tendência observada no país, conforme aponta a pesquisa.

Publicidade

No Brasil, cerca de 17,4 milhões de pessoas deixaram a condição de pobreza e passaram a integrar as faixas de maior renda, o que representa um aumento de 8,44 pontos percentuais no mesmo intervalo analisado.

Classes A, B e C

De acordo com a FGV, a elevação decorre, principalmente, do crescimento da renda do trabalho e da integração de políticas públicas. Programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de iniciativas voltadas ao acesso à educação e ao crédito, contribuíram para ampliar as oportunidades de inserção produtiva.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, os dados reforçam a efetividade das políticas voltadas à população de baixa renda. “Há pessoas que estavam no Cadastro Único e no Bolsa Família e que hoje integram a classe média. Isso demonstra que o programa vai além da transferência de renda, abrindo portas para educação, trabalho e empreendedorismo”, afirmou.

O resultado coloca o Paraná entre os estados com maior proporção de população nas classes de maior renda e evidencia o impacto combinado de um mercado de trabalho aquecido e de políticas públicas de inclusão social.

(Com informações do governo federal)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário