Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Porto Seco de Foz do Iguaçu tem volume histórico de cargas em outubro

Economia

Porto Seco de Foz do Iguaçu tem volume histórico de cargas em outubro

Falta de contêineres no mundo e secas nos rios, que restringiram o escoamento por via fluvial explicam a alta, diz operadora logística.

3 min de leitura
Porto Seco de Foz do Iguaçu tem volume histórico de cargas em outubro
O Porto Seco em Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca/Arquivo
Publicidade

Falta de contêineres no mundo e secas nos rios, que restringiram o escoamento por via fluvial, explicam a alta, diz operadora logística.

Maior da América Latina em volume de cargas, o Porto Seco de Foz do Iguaçu atingiu recorde histórico de movimentação de veículos em outubro. No mês, passaram pelo terminal aduaneiro 21,5 mil caminhões, sendo 12,6 mil de importação e putros 8,9 mil voltados para a exportação.

Publicidade

Leia também: Seca dos rios: exportações do Paraguai que seguiam por navios agora passam pelo Porto Seco de Foz

A Multilog, operadora logística do porto iguaçuense, explica a alta pelo seguinte:

  • Aquecimento do transporte rodoviário por causa da falta de contêineres no mundo; e
  • Secas nos rios que restringiram escoamento de cargas pela via fluvial.

No mundo inteiro, há no momento o que está sendo chamado uma “crise dos contêineres”, encarecendo o frete matítimo internacional. Já as secas dos rios da região, principalmente no Rio Paraná, grande parte do escoamento das exportações do Paraguai passaram a utilizar o Porto Seco de Foz do Iguaçu para seguir caminho até os países de destino. Em condições de navegabilidade favoráveis, esse movimento era feito por navios que saíam da Argentina.

Publicidade

O Porto Seco iguaçuense tem uma localização geográfica estratégica, na fronteira da Argentina, Brasil e Paraguai, com um grande volume de importação e exportação. O comércio internacional é fluído pelas pontes internacionais da Amizade (Foz do Iguaçu-Ciudad del Este) e Tancredo Neves (Foz do Iguaçu-Puerto Iguazú).

Segundo a Multilog, a empresa realizou mudanças durante a pandemia para agilizar as operações. Entre os procedimentos, estão a “automatização das senhas de exportação e liberações através da plataforma Genius para o regime de importação”, afirma o gerente-geral de Operações de Fronteiras da empresa, Francisco Damilano.

Publicidade

Por conta da falta de chuvas, a operadora logística participou, recentemente, do primeiro trânsito aduaneiro multimodal realizado no Brasil. A operação foi feita pela Receita Federal do Brasil, que autorizou o transporte de farelo de soja por via terrestre.

Essa carga entrou nos Portos Secos de Foz do Iguaçu e de Cascavel, e seguiu por trem até o Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. De lá, foi embarcada em navios para exportação em direção a países da Europa.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

1 comentário em “Porto Seco de Foz do Iguaçu tem volume histórico de cargas em outubro”

  1. Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu prevê R$ 300 milhões em investimento

    […] efeito, a estrutura atingiu recorde histórico de movimentação de veículos em outubro de 2021, com a passagem de 21,5 mil transportadores de cargas. Esse […]

Os comentários estão encerrado.