O Sicoob foi reconhecido como a marca cooperativa mais valiosa do Brasil e passou a ocupar o 13.º lugar entre as 50 marcas de maior valor do país. O resultado integra o levantamento Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2025, desenvolvido pelo InfoMoney em parceria com a TM20 Branding, que pela primeira vez incluiu empresas de capital fechado.
A marca está avaliada em cerca de R$ 10,55 bilhões. Segundo o estudo, a solidez institucional do Sicoob e sua relação com mais de 9,3 milhões de cooperados — distribuídos em mais de dois mil municípios — sustentam sua presença nacional, com 4,6 mil pontos de atendimento.
Sicoob, marca mais valiosa
“Recebemos esse reconhecimento com muita alegria e como parte significativa, já que estamos presentes em dois estados, Paraná e Rio Grande do Sul”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Três Fronteiras, Dimas Bragagnolo. “É uma conquista que dividimos com nossos associados, conselheiros, diretores e colaboradores.”
Para o diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro, o resultado mostra que é possível integrar relevância nacional e impacto local. “Não somos bancos. Geramos desenvolvimento nas comunidades sem relegar nosso princípio, que é atendimento feito por pessoas para pessoas”, diz.
Sistema Sicoob
O Sicoob administra mais de R$ 400 bilhões em ativos e se consolidou como uma das principais instituições financeiras do país. Para Cláudio Halley, superintendente de Estratégia e Gestão, o reconhecimento evidencia a força do modelo cooperativo. “O valor da marca Sicoob nasce da combinação entre performance e propósito.”
E prossegue: “Entregamos um portfólio competitivo e robusto, mas com uma lógica de relacionamento que coloca o cooperado no centro. Estar entre as marcas mais valiosas do país mostra que é possível ser relevante no mercado mantendo a essência de uma instituição feita por pessoas e para pessoas”, completa.
Valor de marca
O desempenho do Sicoob se apoia em crescimento contínuo de ativos, expansão da base de cooperados e aumento no volume de negócios. O estudo que avaliou a marca segue a norma internacional ISO 10668, que define parâmetros técnicos para valoração financeira. A metodologia combina análises econômico-financeiras com pesquisas de mercado que medem percepção, força e contribuição da marca. Ao todo, 208 marcas de 26 categorias foram analisadas.
(Com informações do Sicoob)


