Quebra de expectativa, se não inviabiliza, desmotiva o turista a voltar ao destino visitado. Vale para cidades, atrativos, agendas, infraestrutura, instalações etc. e também para as compras, quando esse é o elemento que faz as pessoas viajarem para um determinado lugar.
Situações em que o turista é passado para trás ao comprar o produto importado em lojas de má reputação, absoluta minoria, maculam a imagem da fronteira. Um peso diante dos esforços para qualificar e diversificar as atrações que são fortalezas da região trinacional.
A boa notícia são os números que refletem a ação em Ciudad del Este. O H2FOZ trouxe balanço das intervenções contra fraudes e outras ocorrências lesivas envolvendo o comércio, demonstrando decisão da institucionalidade em assegurar o direito dos consumidores no Paraguai.
Do outro lado da Ponte Internacional da Amizade, de 1.º de janeiro a 14 de junho deste ano, foram solucionadas 217 denúncias feitas por turistas, vinculadas a compras. As resoluções são do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor de Ciudad del Este; os dados, da prefeitura.
Na conversão para o real, o relatório mostra que os visitantes recuperaram R$ 326,5 mil após as denúncias. As queixas apresentadas são majoritariamente de brasileiros, que respondem por nove entre dez reclamações entregues às autoridades paraguaias.
Ciudad del Este investe e fortalece o seu centro comercial de importados, um dos mais importantes da América do Sul. Hoje são duas grandes datas promocionais que fomentam as vendas e atraem turistas de vários países. Shoppings, lojas e redes ampliam e modernizam seus empreendimentos.
As localidades fronteiriças de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú são integradas, em que o problema de uma é prejuízo para todas. Por isso, denunciar as más condutas é importante para combatê-las. E resolvê-las é indispensável para que o visitante guarde para si apenas o desejo de voltar às Três Fronteiras.

