Rádio Clube
H2FOZ
Início » Editorial » Início das convenções partidárias acelera a corrida pelo voto

Editorial

Início das convenções partidárias acelera a corrida pelo voto

As convenções partidárias para a escolha de candidatos ao pleito deste ano estarão liberadas a partir da próxima quarta-feira, dia 20 de julho.

2 min de leitura
Início das convenções partidárias acelera a corrida pelo voto
A se confirmar a euforia das primeiras prospecções, uma penca de candidatas e candidatos deve pedir voto ao morador de Foz - Foto: Marcos Labanca

As convenções partidárias para a escolha de candidatos ao pleito deste ano estarão liberadas a partir da próxima quarta-feira, dia 20 de julho. Nos encontros, os filiados vão escolher os nomes dos concorrentes às vagas em disputa, estando o primeiro turno do escrutínio marcado para 2 de outubro.

Estão habilitados a ir às urnas 196.153 iguaçuenses, quase 13 mil eleitores, ou 7%, a mais do que no último pleito de 2020. Foz do Iguaçu ganhou oito mil votantes só neste ano, aproximando-se agora dos 200 mil. O levantamento exclusivo integra reportagem do portal H2FOZ.

Publicidade

A juventude, faixa etária que demanda políticas específicas e linguagem diferenciada dos postulantes aos cargos eletivos, soma 28,3 mil pessoas entre 16 e 24 anos aptas a votar em Foz do Iguaçu. Aliás, os jovens do primeiro voto, de 16 e 17 anos, receberam atenção especial da Justiça Eleitoral para fazer o título.

A se confirmar a euforia das primeiras prospecções, uma penca de candidatas e candidatos deve pedir voto ao morador de Foz do Iguaçu. Apresentam-se para o jogo postulantes de todos os matizes ideológicos; de neófitos àqueles que pretendem dar sobrevida a grupos que se revezam no poder.

Alterações recentes na legislação também levam os partidos políticos a optar por maior número de candidatos. O fim das coligações e a primeira eleição sob a batuta das federações, somados a cláusulas restritivas vinculadas ao número de votos obtidos pelas siglas, são alguns desses fatores.

Também ocorre o movimento contrário. Já se somam desistências, com “candidaturas certas” ficando pelo caminho. Há quem tenha refeito as próprias contas de viabilidade eleitoral e custo da participação. E há os que estão engolidos pelos projetos e grupos políticos predominantes na cidade.

Certo é que os bastidores e os movimentos partidários serão frenéticos entre 20 de julho e 5 de agosto, período de convenções. Que todos tenham como norte que política não é luta do bem contra o mal, mas um dos momentos em que a população é chamada a escolher qual projeto representa melhor a coletividade.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    H2FOZ Editorial

    Este texto expressa a opinião do H2FOZ a respeito do assunto.