Rádio Clube
H2FOZ
Início » Editorial » Silva e Luna e os gargalos não resolvidos: a conta em 2026

Editorial

Silva e Luna e os gargalos não resolvidos: a conta em 2026

Leia a opinião do H2FOZ sobre os desafios da gestão do prefeito Joaquim Silva e Luna em 2026.

3 min de leitura
Silva e Luna e os gargalos não resolvidos: a conta em 2026
A conta que se apresenta não é apenas administrativa, mas política. -Ilustração: IA sob produção de Claudio Siqueira.
Google News iconSiga-nos no Google News

Em um ano mais curto devido ao calendário eleitoral e com mudança no governo do estado, até aqui seu principal campo de apoio, Joaquim Silva e Luna (PL) chega a 2026 carregando gargalos não solucionados. O prefeito envergou em meio a crises no núcleo duro do governo, com trocas de secretários, movimento que drenou energia, enfraqueceu a coesão interna e comprometeu a capacidade de ação necessária para avançar nas entregas à população. E assistiu da erosão de uma base segura na Câmara de Vereadores, com a imersão do G9, à abertura de CPIs para investigar a gestão em três áreas.

E as obras? O prefeito se debate com buracos, uma lida simples comparada aos desafios estruturais que a cidade enfrenta para qualificar o ir e vir. A conclusão de serviços já iniciados acumula capítulos intermináveis, como na Avenida JK, ou fica pela metade do caminho, a exemplo do prolongamento da João Paulo II, na qual um novo semáforo se transformou em nó para quem utiliza a via na Região Leste.

Com duas estruturas voltadas à mobilidade sustentadas pelo erário, o Foztrans e uma nova secretaria, a deficiência do setor pode ser simbolizada pelo estado do terminal de ônibus, entregue ao descaso. Sem proatividade, as duas pastas foram incapazes de liderar, em nome do interesse da cidade, a sinalização, a organização e a orientação no processo de abertura da Perimetral Leste. Ao contrário, a autarquia de trânsito ampliou a confusão ao alterar fluxos em acessos, e acabou obrigada a recuar.

E a saúde? Silva e Luna inicia o segundo ano do mandato com 136,9 mil pessoas na chamada “fila da dor”, aguardando cirurgia, consulta ou exame, conforme dados do Portal da Transparência. Isso apesar de a prefeitura contar com programas estadual e federal que viabilizam mutirões cirúrgicos e a ampliação da oferta de especialistas, e uma fatia significativa do orçamento municipal para o setor.

A conta que se apresenta não é apenas administrativa, mas política. Há tropeços de liderança da governança e na execução de prioridade nas áreas essenciais, enquanto problemas estruturais seguem sem enfrentamento consistente. O 2026 de Silva e Luna se dá em meio à turbulência do período eleitoral e com sua própria imagem desbotada pelos solavancos do primeiro ano, o prefeito já tendo hipotecado  parcela considerável do capital que o elegeu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    H2FOZ Editorial

    Este texto expressa a opinião do H2FOZ a respeito do assunto.

    2 comentários em “Silva e Luna e os gargalos não resolvidos: a conta em 2026”

    1. Doni Vitor

      Conclusão: para ser prefeito precisa conhecer a cidade, a fundo. Do outro lado, os eleitores, esses cabrestados por uma ideologia de Maria vai com as outras.

    2. Leandro

      Sinto pelas pessoas q votaram de boa fé acreditando no marketing propagado a partir da Itaipu, embora a maior parte fosse só marketing mesmo. Quem votou nele pq era bolsonarista quero q se fod…

    Deixe um comentário