Rádio Clube
H2FOZ
Início » Educação » Colação de grau: Unioeste forma 1ª médica do Brasil com tetraparesia

Educação

Colação de grau: Unioeste forma 1ª médica do Brasil com tetraparesia

No terceiro ano do curso, Elaine Luzia dos Santos sofreu um AVC, perdendo movimentos e fala.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Colação de grau: Unioeste forma 1ª médica do Brasil com tetraparesia
A acadêmica fez o juramento na reitoria da universidade - Foto: Divulgação
Google News iconSiga-nos no Google News

No terceiro ano do curso, Elaine Luzia dos Santos sofreu um AVC, perdendo movimentos e fala.

Depois de enfrentar as sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC), a acadêmica Elaine Luzia dos Santos recebeu o grau de médica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, na sexta-feira, 10. Ela é a primeira médica com tetraparesia a se formar no Brasil.

Publicidade

A acadêmica iniciou o curso em 2012, após graduar-se em Farmácia. No terceiro ano de Medicina, em novembro de 2014, sofreu um AVC que provocou a perda dos movimentos e da fala, mas não a capacidade intelectual.

Em 2015, Elaine retornou às atividades acadêmicas de forma gradual com apoio do Programa de Educação Especial (PEE) da Unioeste, informa a instituição. O fim desse ciclo ocorreu com a formatura, repleta de muita emoção.

O juramento da médica foi interpretado pelo irmão, Márcio, e o discurso foi lido pela irmã, Elionésia. “Sou muito feliz por poder compartilhar esse momento com vocês, não consigo mensurar a gratidão que estou sentindo por cada um e como sou privilegiada por estar concluindo o curso de Medicina na Unioeste.”

Na solenidade, familiares reportaram o orgulho de mais essa conquista. A nova médica, disse a irmã, é a “número 1 em nos dar orgulho, admiração e ser exemplo de vitórias”, afirmou. “Mesmo antes do seu acidente, você nos mostrou muita perseverança”, completou.

Na reitoria, a solenidade também contou com a presença de dirigentes da Unioeste, coordenadores de cursos e de programas, além de integrantes da família e amigos de Elaine. O juramento ainda foi prestigiado por representante do Conselho Regional de Medicina.

Clique para conhecer a história de Elaine.

(Com informações da Unioeste)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.