Em Foz e no Paraguai inteiro, volta às aulas. Dois anos depois

No Paraguai, rigor com normas sanitárias. Foto Agência IP

Sabe-se lá o que as crianças conseguiram aprender, no modelo a distância adotado na pandemia.

Uma nova geração de alunos volta aos bancos escolares, nesta segunda-feira, 21. Uma geração que a pandemia segregou em casa, com aulas virtuais – onde isso foi possível.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Em Foz do Iguaçu, as 50 escolas e 41 CMEIs recebem cerca de 25 mil estudantes, todos com suas respectivas máscaras e orientados a manter as mãos higienizadas.

Por coincidência, também nesta segunda o Paraguai volta às escolas. São 1.528.216 alunos e 75.010 professores em aulas, 650 supervisores e coordenadores en todo o país, distribuídos em 8.750 instituições educativas, de acordo com a Agência IP.

As normas sanitárias estarão em vigência, o que inclui também ventilação dos espaços e distanciamento físico.

Foz e – mais uma coincidência – o Paraguai vão adotar jornada escolar estendida, este ano. Em Foz, o projeto começa em março na escola Parigot de Souza, região central, e em seguida na Escola Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster. As duas escolas têm 442 estudantes matriculados.

Haverá também ampliação do período integral nos CMEIs, em março, beneficiando 134 crianças de 4 e 5 anos. Desde 2017, a prefeitura oferta o período integral para crianças de 6 meses a 3 anos. Hoje são 2.141 crianças atendidas em 34 dos 41 CMEIS em funcionamento.

NO PARAGUAI

No Paraguai, o modelo de jornada estendida será implementado, inicialmente, em 300 escolas de 138 municípios de 17 departamentos e na capital, Assunção, atingindo 50.969 estudantes, dos quais 11.467 são de escolas rurais.

Para conseguir implantar a jornada estendida, o Paraguai obteve um empréstimo de 25.999.998.301 de guaranis (R$ 19,2 milhões), que foram investidos em infraestrutura, mobiliários e na compra de televisores de 55 polegadas para cada grau.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.