Interessados em trabalhar durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2023) têm até o próximo dia 24 para fazer a inscrição. O procedimento é feito no canal da Rede Nacional de Certificadores (RNC), em certificadores.inep.gov.br/certificadores.
LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu tem crédito barato para MEI, pequena empresa e até para autônomos
Quem for selecionado executará atividades de certificação dos procedimentos de aplicação do exame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o responsável pelo processo.
É preciso ter acesso a smartphone ou tablet para atuar como certificador no ENEM 2023. O edital prevê a remuneração de R$ 384 por dia trabalhado aos selecionados, das 8h às 20h, valor que equivale à hora no serviço público federal.
Podem candidatar-se:
- servidores públicos do Poder Executivo federal; e
- docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência.
“É necessário ter o ensino médio como formação mínima”, frisa o INEP. “E não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou quaisquer parentes de até terceiro grau inscritos no exame”, completa o instituto educacional.
Curso
Quem tiver a inscrição confirmada poderá realizar o curso de capacitação em plataforma virtual, conforme o número de vagas disponíveis. No momento da inscrição, o postulante poderá escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação.
Atividades
Os colaboradores da Rede Nacional de Certificadores serão responsáveis, entre outras funções, por:
- certificar, in loco, os procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do ENEM 2023;
- registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico; e
- comunicar ao instituto possíveis ocorrências identificadas.


