A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) emitiu nota, nesta terça-feira, 20, afirmando que, desde 2025, os cursos de Medicina passaram a ser avaliados anualmente pelo Enamed. Assim, é observada metodologia definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
No curso de Medicina da Unila, dos 55 estudantes concluintes com resultados válidos, 34 obtiveram desempenho proficiente no exame, o que corresponde a 61,82% do total. Com esse resultado, a graduação obteve Conceito Enade 3, classificação considerada satisfatória e compatível com o funcionamento regular da formação, de acordo com os parâmetros do Ministério da Educação, expôs a instituição.
A universidade sediada em Foz do Iguaçu rebate informações divulgadas recentemente sobre o desempenho de Medicina. Conforme a Unila, esse retrato está pendente de finalização, porque o INEP não concluiu a publicação definitiva dos dados no sistema e-MEC.
Medicina na Unila
A nota da reitoria afirma que a instituição de ensino superior requereu a conferência das informações pelo instituto responsável. E prossegue pontuando que está em diálogo permanente com a coordenação do curso, oferecendo apoio institucional para análise dos resultados e para implementação de eventuais melhorias acadêmicas.
A universidade também informa que acompanha todo o processo com responsabilidade, transparência e compromisso com a qualidade da formação médica.
A Unila, diz a nota, reforça que continuará prestando esclarecimentos à comunidade acadêmica e à sociedade assim que o INEP concluir a divulgação oficial e definitiva dos dados avaliativos.
Formação de médicos
Conforme o Governo Federal, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é a avaliação da formação médica. Dois dos objetivos são verificar se os estudantes concluintes de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas diretrizes curriculares e prestar apoio à melhoria dos cursos, fornecendo insumos para o aprimoramento das graduações nessa área do conhecimento.


