Rádio Clube
H2FOZ
Início » Educação » Publicado edital para Revalida 2021. Inscrições começam no fim deste mês

Educação

Publicado edital para Revalida 2021. Inscrições começam no fim deste mês

Exame ratifica diplomas de graduação em Medicina emitidos em outros países. Primeira fase será em oito cidades; veja a lista. Acesse o edital. 

2 min de leitura
Publicado edital para Revalida 2021. Inscrições começam no fim deste mês
Prazo de inscrição termina em 11 de junho - Foto: Agência Brasil

Exame ratifica diplomas de graduação em Medicina emitidos em outros países. Primeira fase será em oito cidades; veja a lista. Acesse o edital. 

O edital com as normas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 foi publicado nesta sexta-feira, 7. As inscrições serão de 31 de maio a 11 de junho, pelo Sistema Revalida.

Publicidade

Leia também:
Estudantes de Medicina do Paraguai fazem movimento para Unila revalidar diploma

O exame serve para subsidiar a revalidação, em território nacional, de diplomas de graduação no curso de Medicina emitidos por instituições de ensino em outros países. Conforme a Agência Brasil (ABr), ele “avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos” exigidos para a atividade profissional compatível com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Revalida prevê duas etapas, sendo uma teórica e outra prática. As avaliações “abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade”, registra a ABr.

O exame para estudantes de Medicina no exterior é aplicado no Brasil desde 2011. Neste ano, a aplicação da primeira etapa deverá ocorrer no dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Ao fazer a inscrição, o candidato deverá indicar a cidade onde deseja realizar o exame. Para participar da primeira etapa do Revalida 2021, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do diploma.

A certificação acadêmica deverá ser autenticada pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

O resultado da primeira fase está previsto para 19 de novembro. “Os candidatos que conseguirem passar na primeira etapa do exame estarão credenciados para a etapa prática, a Prova de Habilidades Clínicas”, frisa a ABr.

Edital Revalida 2021

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.