O Centro Universitário UDC realiza, nesta quinta-feira (28), às 10h, a entrega oficial dos resultados da Pesquisa das Pontes Internacionais da Tríplice Fronteira 2024. A cerimônia ocorre na Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
LEIA TAMBÉM: UDC e Mackenzie lançam MBA em Gestão Estratégica Empresarial
A UDC mobilizou mais de 200 acadêmicos, professores e colaboradores entre os dias 14 e 18 de novembro de 2024. Eles atuaram diretamente nas aduanas da Ponte Internacional da Amizade (Brasil–Paraguai) e da Ponte da Fraternidade (Brasil–Argentina). Ao todo, foram 102 horas de coleta contínua de dados, consolidando um dos levantamentos mais completos sobre o fluxo de pessoas e veículos na fronteira.
As pesquisas institucionais da UDC são financiadas integralmente pela instituição e desenvolvidas em parceria com a Università degli Studi Roma Tre, da Itália. Os resultados ganham reconhecimento em diferentes setores estratégicos, como segurança, logística, comércio, turismo e hotelaria. Por consequência, os dados contribuem para a formulação de políticas públicas e apoiam decisões de gestores públicos e privados.
Dados estratégicos
De acordo com o pró-reitor e coordenador das Pesquisas UDC, professor doutor Fábio Prado, o papel da instituição é fazer os alunos irem além da sala de aula. “Ao transformar dados em conhecimento aplicado, estamos oferecendo ferramentas práticas que auxiliam no planejamento e na gestão da nossa região. A UDC domina a prática da pesquisa científica e, ao colocá-la a serviço da sociedade com excelência, demonstramos nosso papel como educadores.”
Conforme a reitora do Centro Universitário UDC, professora Rosicler Hauagge do Prado, a pesquisa também sustenta o propósito da instituição com a inovação. “A pesquisa científica faz parte da identidade da UDC. Ela integra ensino, extensão e cultura, gerando impacto real na comunidade. Cada nova edição comprova o nosso objetivo de evoluir, contribuindo para o desenvolvimento regional e internacional.”
Trabalho conjunto
A pesquisa conta com o apoio de órgãos e instituições como Receita Federal, Polícia Federal, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, ACIFI, Comtur, Codefoz, Sindhotéis, Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, Prefeitura de Foz do Iguaçu, além dos consulados da Argentina e do Paraguai.
Logo após o evento, os dados estarão disponíveis no site da instituição: www.udc.edu.br.