Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Unioeste mantém destaque em ranking mundial de sustentabilidade

Educação

Unioeste mantém destaque em ranking mundial de sustentabilidade

Estudo com universidades de 125 países lista as que contribuem com os ODS das Nações Unidas em pesquisa, divulgação e governança.

2 min de leitura
Unioeste mantém destaque em ranking mundial de sustentabilidade
Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste. Estudo é realizado anualmente pela revista inglesa Times Higher Education - foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade


Com unidades em Foz do Iguaçu e mais quatro cidades, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) se mantém em destaque entre as instituições comprometidas com a sustentabilidade no mundo. O ranking avaliou 1.963 instituições de 125 países – 447 universidades a mais que no ano anterior.

LEIA TAMBÉM: Ciência começa a despontar na região onde um gênio viveu

Publicidade

O estudo indica as universidades que promovem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). É realizado pela revista inglesa Times Higher Education (THE), conforme o University Impact Ranking, divulgado em junho.

A Unioeste está entre as seis melhores do Paraná, figurando no Top 10 nacional em cinco dos 17 ODS, na 29.ª posição nacional e ocupando a faixa entre 801 e 1.000 no ranking mundial. A universidade do Oeste se destaca em várias metas específicas dos ODS (veja abaixo).

São consideradas ações das universidades que contribuem para esses objetivos e pactuações internacionais em pesquisa, divulgação e governança. São quatro eixos dos ODS, sendo as dimensões social, ambiental, econômica e institucional.

Publicidade

Os ODS constituem uma agenda global de ações preconizadas pelas Nações Unidas com meta de alcance até 2030. Esses objetivos incluem a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero e comunidades sustentáveis.

Unioeste: destaques

A universidade obteve as melhores colocações nos seguintes objetivos da ONU:

Publicidade
  • ODS 2: Fome Zero – posição 101–200 no mundo e sétima no Brasil.
  • ODS 6: Água Potável e Saneamento – posição 301–400 no mundo e sexta no Brasil.
  • ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis – posição 401–600 no mundo e sétima no Brasil.
  • ODS 14: Vida na Água – posição 201–300 no mundo e sexta no Brasil.
  • ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação – posição 401–600 no mundo e sexta no Brasil.

Os resultados “demonstram o progresso significativo da Unioeste em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável, reafirmando seu papel como um agente ativo de transformação social e ambiental”, avaliou a reitoria. “Apesar da concorrência acirrada e do aumento no número de participantes, continua a demonstrar seu compromisso com a agenda 2030”, completou.

Paranaenses

Na colocação nacional geral, as universidades paranaenses ocupam as seguintes posições:

  • UEL: 5.º;
  • UEM: 15.º;
  • UEPG: 28.º;
  • Unioeste: 29.º;
  • UENP: 53.º.
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.