Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Unioeste/Foz lança seleção para mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras

Educação

Unioeste/Foz lança seleção para mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras

São 29 vagas ao todo, para início do ano letivo em 2023; inscrição é on-line ou presencial.

2 min de leitura
Unioeste/Foz lança seleção para mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu - Foto: Unioeste/Marcos Oliveira/Arquivo
Publicidade

São 29 vagas ao todo, para início do ano letivo em 2023; inscrição é on-line ou presencial.

O campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lançou edital para a seleção de alunos regulares no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras. As vagas são para os níveis de mestrado e doutorado.

Publicidade

As inscrições, on-line ou presenciais, poderão ser feitas de 2 a 30 de setembro deste ano. Conforme o edital, serão até 14 vagas para estudantes a mestres e 15 selecionados para doutorandos. Os aprovados integrarão a turma de 2023, que iniciará no ano que vem.

A pós-graduação da Unioeste/Foz é pública e gratuita. Os acadêmicos têm até 24 meses para concluir o curso de mestrado e 48 meses para o doutorado, permitida prorrogação de seis meses. Para candidatos a mestres, exige-se, entre outros, diploma de graduação; para postulantes a doutores, é necessário comprovar ter concluído mestrado.

Para a inscrição, é preciso acessar o Sistema Gestor de Programas Stricto Sensu da Unioeste (midas.unioeste.br/sgps/#/stricto) e preencher o cadastro. Os próximos passos incluem reunir documentos pessoais, o currículo lattes e efetuar o pagamento da taxa. Candidatos devem ler o edital completo para atender às exigências (clique aqui).

Publicidade

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, nível de mestrado e doutorado, propõe-se a qualificar profissionais a fim de que, na formação, “desenvolvam capacidades para coordenar estudos e pesquisas transfronteiriços”. A iniciativa tem como perspectiva a superação de fronteiras geopolíticas.

São estudos relacionados à ocupação do território fronteiriço e aos conflitos resultantes desse processo. A abordagem inclui a análise dos “projetos de colonização e de obras como a usina de Itaipu”, movimentos e organizações sociais, questões indígenas e de gênero, trabalho e relação entre os países fronteiriços.

Publicidade
Arte: Divulgação
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.