O Brasil encerrou a edição 2025 dos Jogos Pan-Americanos Júnior (Pan Júnior), no sábado (23), na liderança de quadro de medalhas. No total, os atletas da delegação brasileira subiram 175 vezes ao pódio nas competições disputadas no Paraguai.
Leia também:
Notícias do Paraguai? Acesse o canal especial do H2FOZ!
De acordo com o resultado oficial da competição, o Brasil conquistou 70 medalhas de ouro, 50 de prata e 55 de bronze, totalizando 175.

Em segundo lugar no Pan Júnior ficou a delegação dos Estados Unidos, principal potência esportiva do continente. Os atletas do país do norte levaram para casa 54 ouros, 42 pratas e 46 bronzes, somando 142 pódios.
Assim, o Brasil fechou na liderança, tanto do quadro geral de medalhas (175) como na classificação que conta as medalhas de ouro (70). Ademais de Brasil e EUA, o Top 10 tem Colômbia, México, Argentina, Canadá, Cuba, Chile, Venezuela e Porto Rico.
Já o Paraguai, anfitrião dos jogos, ficou na 14.ª colocação do Pan Júnior. Os atletas paraguaios obtiveram três medalhas de ouro, seis de prata e 14 de bronze, contabilizando 23 pódios. As provas aconteceram em Assunção, na região metropolitana e no Sul do país.
O Brasil tinha como meta superar o número de ouros (59) e medalhas (164) do Pan Júnior de 2021, realizado na Colômbia. Conforme o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os dois objetivos foram alcançados pelos 363 atletas participantes.
Além disso, o país garantiu 48 vagas diretas para a edição de 2027 dos Jogos Pan-Americanos adultos, em Lima (Peru).
Após o Pan Júnior de 2025, o Paraguai espera poder sediar, em 2031, o Pan principal. Para tanto, disputa a indicação como sede com a candidatura conjunta apresentada pelas cidades brasileiras de Rio de Janeiro e Niterói.