Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Nas Cataratas do Iguaçu, Rally dos Sertões abre contagem para largada em Foz

Esporte

Nas Cataratas do Iguaçu, Rally dos Sertões abre contagem para largada em Foz

Em solenidade nessa quarta-feira, organizadores e o governador Ratinho Junior apresentaram o evento esportivo que cortará o país.

4 min de leitura
Nas Cataratas do Iguaçu, Rally dos Sertões abre contagem para largada em Foz
Governador Ratinho Junior com Joaquim Monteiro e Leonora Guedes, da organização do rally – Foto: Marcos Labanca
Publicidade

Em solenidade nessa quarta-feira, organizadores e o governador Ratinho Junior apresentaram o evento esportivo que cortará o país.

“Nenhum lugar sintetiza tanto uma largada quanto este.” Com essa frase e tendo as Cataratas do Iguaçu como cenário, o CEO do Rally dos Sertões, Joaquim Monteiro, demonstrou a importância de a prova ser em Foz do Iguaçu. A apresentação do evento aconteceu nessa quarta-feira, 25, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Publicidade

A solenidade ainda reuniu os prefeitos de Foz do Iguaçu e Umuarama, Chico Brasileiro (PSD) e Hermes Pimentel (DC); o deputado estadual Guto Silva; o superintendente-geral do Esporte, Hélio Wirbinski; e o secretário de estado da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi. Vereadores, gestores municipais e integrantes do trade turístico também participaram.

Publicidade
Joaquim Monteiro: “Nenhum lugar sintetiza tanto uma largada quanto este.” – Foto: Marcos Labanca

Será a primeira vez em 30 anos que a prova terá a largada dentro do Paraná, marcada para 27 de agosto, com a previsão de reunir mais de 300 pilotos. A edição de 2022 é duplamente comemorativa, alusiva às três décadas do Rally dos Sertões e ao bicentenário da Independência do Brasil.

O evento abrange três dimensões, segundo os organizadores, sendo a esportiva, a social e a turística. A competição deve envolver mais de três mil pessoas, o que representa a injeção de R$ 800 mil a R$ 1 milhão em cada cidade que o rali percorre. Além disso, o evento projeta as localidades e suas atrações turísticas na mídia nacional e internacional.

Publicidade

“Com esse cenário das Cataratas do Iguaçu, o Paraná não pode pensar pequeno. Por isso a largada será neste estado”, enfatizou Joaquim Monteiro. “Em 2022, o Rally Sertões deixará de ser o maior das Américas e passará a ser o maior do mundo. E o objetivo também é revelar esse Brasil, com suas grandezas, para os brasileiros e para o mundo”, disse.

Divulgação do turismo

A administração estadual é parceira do Rally dos Sertões, via Superintendência-Geral do Esporte. O governador Ratinho Junior destacou a preferência da organização em escolher Foz do Iguaçu para a largada da prova entre mais de cinco mil municípios brasileiros. “Para nós é muito importante ter essa oportunidade para promovermos os atrativos turísticos do Paraná”, declarou.

Publicidade
Apresentação do rally internacional foi em evento nas Cataratas do Iguaçu – Foto: Marcos Labanca

Na solenidade junto às Cataratas do Iguaçu, Ratinho Junior lembrou que os destinos turísticos paranaenses sofreram com a pandemia e que grandes eventos esportivos contribuem para a recuperação do setor. “Foz do Iguaçu tem uma retomada forte no setor, que é a grande vocação da cidade”, frisou.

O governador ainda falou dos investimentos em infraestrutura no município, em parceria com a Itaipu Binacional, que colaboram para a reorganização do segmento. “Conseguimos tirar do papel a ampliação da pista do aeroporto, que se tornou uma das maiores da Região Sul; a segunda ponte com o Paraguai está com 85% de execução; e agora vamos duplicar a Rodovia das Cataratas”, pontuou Ratinho Junior.

Conquista para Foz e o Paraná

O prefeito, Chico Brasileiro agradeceu a escolha do município e realçou que sediar o Rally dos Sertões em 2022 é uma grande conquista para Foz do Iguaçu e o Paraná. “Será um grande evento que a nossa cidade recebe, com visibilidade e expressão nacional, neste momento de retomada do turismo”, expôs.

O superintendente-geral do Esporte, Hélio Wirbinski, defendeu a importância do esporte para o turismo. “É uma mobilização que conta com três mil pessoas, entre competidores, equipes e outros profissionais. Isso significa movimento na economia, hotéis lotados. Ao trazer grandes eventos para as nossas cidades, contribuímos para o desenvolvimento”, explanou.

Rally dos Sertões 2022

  • Largada: Foz do Iguaçu
  • 1º percurso: Foz do Iguaçu a Umuarama
  • Quilômetros percorridos: 7.216
  • Estados: 8
  • Regiões do país: 5
  • Duração: 15 dias
  • Número previsto de pilotos: 300
  • Fim do percurso: 10 de setembro, em Salinópolis (PA)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.