Natural de Ciudad del Este, o zagueiro Fabián Balbuena, de 33 anos, agora integra o elenco do Grêmio, equipe tradicional do futebol brasileiro.
Leia também:
Iguaçuense Pepê estreia com a camisa da seleção brasileira de futebol
Na última quinta-feira (24), Balbuena desembarcou em Porto Alegre para fazer exames e acertar os últimos detalhes da transferência. A contratação do defensor, oficializada neste sábado (26), conta com o aval de Mano Menezes, técnico do tricolor gaúcho.
Em declarações à imprensa do Paraguai, Renato Bittar, empresário do jogador, antecipou o acerto com o Grêmio. De acordo com Bittar, o contrato terá dois anos de duração, até 2027. O clube gaúcho confirmou os termos.
Balbuena já tem experiência no futebol brasileiro, no qual atuou pelo Corinthians em duas oportunidades. A primeira passagem ocorreu entre 2016 e 2018, enquanto a segunda englobou as temporadas de 2022 e 2023.
Antes de iniciar as conversações com o Grêmio, Fabián Balbuena encerrou seu vínculo com o Dínamo de Moscou, da Rússia. O fato de o jogador estar livre no mercado animou a direção do time gaúcho, que viu oportunidade para reforçar o elenco.
No Grêmio, Balbuena atuará com o meia Villasanti, companheiro de seleção paraguaia. Com a camisa da Albirroja, o zagueiro já fez, desde que estreou em 2015, 48 partidas, com histórico de dois gols marcados.
Da fronteira para o Grêmio
Nascido em Ciudad del Este, Fabián Cornelio Balbuena González começou como profissional em 2010, no time da cidade vizinha. Em Presidente Franco, vestiu a camisa do Cerro Porteño PF, campeão da segundona paraguaia em 2011.
Além do Cerro de Franco, o defensor jogou por Rubio Ñu, Nacional, Libertad, ademais de Corinthians, West Ham e Dínamo de Moscou. O Grêmio será o oitavo clube da carreira profissional do atleta, que espera poder disputar a Copa do Mundo de 2026 pelo Paraguai.