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Após protesto, Paraguai agiliza obra até porto no lago de Itaipu

De terra batida, ramal entre a Supercarretera (Rodovia PY07) e Puerto Indio tem 60 quilômetros de extensão.

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Após protesto, Paraguai agiliza obra até porto no lago de Itaipu
Asfaltamento é reivindicado há décadas pela população da metade norte do Alto Paraná. Foto: Gentileza/MOPC

Após o protesto da semana passada, no qual caminhoneiros chegaram a interromper o serviço de balsa, o governo do Paraguai anunciou que o asfaltamento da estrada de terra que dá acesso a Puerto Indio, no lago de Itaipu, avançou mais uma etapa.

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O desenho final da obra, que tem 60,3 quilômetros de extensão, foi aprovado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), que autorizou as empresas contratadas a montarem seus respectivos canteiros de obras.

O Lote 1, que irá da Rodovia PY07 (Supercarretera) até o km 27, será executado pela empreiteira Benito Roggio e Hijos SA, com fiscalização do Consórcio Grimaux-Electroconsult. Já o Lote 2, do km 27 até o lago de Itaipu, estará a cargo da empreiteira LT SA, com fiscalização do Consórcio TYPSA-All.

O prazo para a conclusão dos serviços é de 30 meses, com os contratos prevendo, também, manutenção por 60 meses.

O tráfego estimado no trecho, que é de terra batida e fica intransitável em períodos de chuvas mais fortes, é de 200 caminhões por dia, tendo como destino a balsa que leva ao Porto Internacional de Santa Helena, na margem brasileira do lago de Itaipu.

O asfaltamento é reivindicado há décadas pelos moradores da metade norte do departamento (estado) de Alto Paraná, que tem a agricultura como base da economia. A conclusão beneficiará, diretamente, a população de polos produtores como Mbaracayú, Santa Fe del Paraná, San Alberto, Minga Porã e Itakyry.

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    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.