Asfalto recém-colocado é levado pela chuva em Ciudad del Este

Trecho de vídeo publicado pela página Punto Límite mostrando a correnteza na área central de Ciudad del Este. Imagem: Reprodução.

Matérias jornalísticas e postagens nas redes sociais questionavam a qualidade do recape feito pela prefeitura local.

Na última quarta-feira (20), trabalhadores a serviço da prefeitura de Ciudad del Este fizeram uma operação tapa-buraco na área central da cidade. A ação foi divulgada pelo prefeito Miguel Prieto como uma resposta do poder público aos estragos de temporais passados. O asfalto, porém, não resistiu à primeira chuva.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Vídeos publicados por internautas nas redes sociais mostram que a correnteza que tomou conta das ruas, nessa sexta-feira (22), levou embora o recape em avenidas como a Adrián Jara, a poucas quadras da Ponte da Amizade. O local não tem estrutura adequada para o escoamento da água que desce em direção à barranca do Rio Paraná.

A qualidade do serviço vinha sendo questionada desde a data de execução. No Facebook, uma usuária perguntou ao prefeito, de forma profética: “Imagine esse remendo malfeito que estão fazendo. Na primeira chuva, a correnteza vai levá-lo inteirinho, e quem sabe quanto está nos custando esse simulacro de remendo?”.

Na quinta-feira (21), o portal Ahora CDE chamou o trabalho de “tapa-buraco de mentirinha”. Na sexta (22), ainda antes do incidente, o jornal Última Hora publicou matéria compilando as reclamações sobre o recape e pontuando que “o problema dos buracos nas ruas e avenidas de Ciudad del Este é endêmico e piora a cada tempestade”.

A prefeitura da capital do Alto Paraná, por sua vez, argumenta que uma solução duradoura só será possível com a instalação de uma usina de asfalto no município. O projeto, inspirado em estrutura similar existente em Foz do Iguaçu, está em fase de licitação. O objetivo é colocá-lo em funcionamento até o final de 2022.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.