Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Após cheias no RS, Brasil analisa importar arroz do Paraguai

Fronteira

Após cheias no RS, Brasil analisa importar arroz do Paraguai

Exportações paraguaias poderão ajudar a evitar o aumento de preços no mercado brasileiro; Rio Grande do Sul é o principal produtor.

2 min de leitura
Após cheias no RS, Brasil analisa importar arroz do Paraguai
Produção do Paraguai vem crescendo em volume e aceitação no mercado internacional. Foto: Gentileza/Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai
Publicidade

Governo e empresas brasileiras já estão em contato com o Paraguai, de olho em direcionar para o mercado do Brasil parte da produção de arroz do país vizinho. O objetivo é mitigar o efeito das perdas geradas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Leia também:
Foz do Iguaçu terá feira em homenagem ao Paraguai

Publicidade

Principal produtor de arroz no Brasil, o estado gaúcho terá perdas em suas lavouras, ainda não calculadas. O estoque imediato está garantido, mas há temor em relação à elevação dos preços ao consumidor até que a produção seja normalizada.

Uma das opções geograficamente mais próximas é aumentar as importações de arroz do Paraguai. Atualmente, o país vizinho exporta seus grãos para diversos países, incluindo destinos na Europa e Oriente Médio.

Em entrevista ao jornal La Nación, o representante da Federação Paraguaia de Produtores de Arroz (Feparroz), Reinerio Franco, confirmou a projeção de disponibilidade de cerca de 500 mil toneladas do produto até o final do ano.

Publicidade

“Se levarmos em conta dados históricos, o Brasil consome entre 11 e 12 milhões de toneladas de arroz por ano e produz entre 10 e 11 milhões, com déficit de 1 milhão”, ponderou. “O arroz paraguaio é o arroz mais à mão que o Brasil tem.”

A produção paraguaia de arroz é feita, principalmente, nos departamentos (estados) da Região Sul, nas proximidades da fronteira com a Argentina. A área também está sendo afetada pelas chuvas, embora não na mesma proporção que o Rio Grande do Sul.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.