Agentes da Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA) da Argentina apreenderam, em Puerto Iguazú, um grande carregamento de itens importados ilegalmente.
Leia também:
Brasil e Paraguai recuam e suspendem restrição a ônibus na Ponte da Amizade
De acordo com a nota enviada à imprensa, um caminhão abordado no lado argentino da fronteira transportava 210 encomendas. Questionado sobre a documentação, o motorista apresentou comprovantes contendo inconsistências.
Com o apoio de fiscais aduaneiros de Puerto Iguazú, os policiais verificaram a carga e constataram a existência de itens diversos.
Conforme o boletim distribuído nessa terça-feira (13), a lista inclui televisores, artigos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, videogames e brinquedos.
Os produtos totalizaram P$ 265 milhões (cerca de R$ 1 milhão, na cotação praticada na fronteira). O Juizado Federal da Primeira Instância de Puerto Iguazú acompanhou o procedimento, determinando a apreensão das mercadorias.
As investigações continuam para apurar a origem e o destino do carregamento, composto, principalmente, por mercadorias adquiridas no Paraguai.
Para as autoridades argentinas, Puerto Iguazú está entre os pontos mais sensíveis para fiscalização das fronteiras do país.
A maior parte dos portos clandestinos fica às margens do Rio Paraná, no trecho situado abaixo da foz do Rio Iguaçu. Além do contrabando, há registros do uso das águas fronteiriças para o tráfico internacional de entorpecentes.

