Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Cidade do Paraguai quer nova ponte na fronteira com o Brasil

Fronteira

Cidade do Paraguai quer nova ponte na fronteira com o Brasil

Proposta é defendida por autoridades e lideranças empresariais de Salto del Guairá, vizinha a Mundo Novo (MS) e Guaíra.

3 min de leitura
Cidade do Paraguai quer nova ponte na fronteira com o Brasil
Vista aérea de Salto del Guairá, com o Rio Paraná ao fundo. Foto: Gentileza/La Nación

Autoridades e lideranças empresariais da cidade paraguaia de Salto del Guairá, na fronteira com Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), estão pleiteando a construção de uma ponte internacional com o Brasil, sobre o Rio Paraná, para ligação direta com Guaíra.

Leia também:
Consórcio instala primeira viga da Ponte da Bioceânica
Ponte da Integração: Codetri promove 1.ª travessia trinacional

Publicidade

A informação foi divulgada, na última sexta-feira (27), pelo jornal La Nación, reproduzindo palavras de Victor Stanley, presidente da Câmara de Comércio de Salto del Guairá. Segundo Stanley, as primeiras conversações surgiram em 2008, mas não houve avanço até o momento.

“A construção de uma ponte será um boom para a região”, afirmou o empresário, citando que já foram feitas reuniões com o governador do departamento (estado) de Canindeyú, Nelson Martínez, e que “empresários brasileiros de multinacionais querem conversar com o presidente Santiago Peña para pleitear essa construção”.

No entender de Stanley, a obra traria benefícios não só para o turismo de compras, mas para facilitar a conexão entre os produtores de grãos da região de Canindeyú com os principais mercados brasileiros.

Atualmente, a ligação entre Salto del Guairá e Guaíra acontece via Mundo Novo e Ponte Ayrton Senna. A distância entre o centro comercial da cidade paraguaia e a fronteira é de cerca de sete quilômetros, com outros 12 quilômetros até a Praça Castelo Branco, marco histórico de Guaíra.

Ponte da Integração

Ainda sem data confirmada para inauguração, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, poderá ser parcialmente aberta ao tráfego no primeiro trimestre de 2024, conforme informações divulgadas pela imprensa do Paraguai.

Na semana passada, a ministra de Obras Públicas e Comunicações do país vizinho, Claudia Centurión, esteve na fronteira e fez uma visita à ponte, acompanhada por autoridades do departamento (estado) de Alto Paraná e do município de Presidente Franco.

Ministra Claudia Centurión esteve na Ponte da Integração na semana passada. Foto: Gentileza/MOPC
Ministra Claudia Centurión esteve na Ponte da Integração na semana passada. Foto: Gentileza/MOPC

Segundo o prefeito Roque Godoy, a estimativa de conclusão do Lote Urbano, que engloba as vias de acesso imediato à passarela na cabeceira paraguaia, é para o final do ano, enquanto as demais partes das obras viárias do Corredor Metropolitano del Este (CME) deverão ser entregues, gradualmente, ao longo de 2024 e 2025.

“A boa notícia é que a ministra me pediu para já ir organizando a inauguração parcial da ponte”, celebrou Godoy, em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.