Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Cidade paraguaia da fronteira proíbe publicidade em português

Fronteira

Cidade paraguaia da fronteira proíbe publicidade em português

Anúncios em mídia física ou nas emissoras locais de rádio terão de ser, obrigatoriamente, nas línguas oficiais do Paraguai.

2 min de leitura
Cidade paraguaia da fronteira proíbe publicidade em português
Mbaracayú tem cerca de dez mil habitantes, muitos deles de origem brasileira. Foto: Gentileza/Prefeitura de Mbaracayú

Localizada na porção norte do departamento (estado) de Alto Paraná, região do lago de Itaipu, a pequena cidade paraguaia de Mbaracayú publicou uma ordenança municipal que proíbe a utilização do português para publicidade e letreiros nos estabelecimentos do município, que tem grande percentual de população com origem brasileira.

Leia também:
Ciudad del Este receberá jogo do Paraguai nas eliminatórias da Copa do Mundo

Publicidade

O objetivo da medida, que dispõe que as únicas línguas permitidas são as oficiais do Paraguai (castelhano e guarani), é preservar a identidade cultural do país e coibir o uso do “portuñol”, que estaria trazendo dificuldades aos professores das escolas locais.

“Todo o processo de ensino fica afetado quando o que se vê, se escuta [nas emissoras de rádio] e se lê está em outro idioma, diferente daquele da aula”, explicou a prefeita de Mbaracayú, Nanci Algarín, em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación.

A Resolução n.º 833/2023 determina que “anúncios comerciais, industriais e profissionais no rádio, revistas, jornais, periódicos e televisão, bem como a publicidade em letreiros exteriores, interiores visíveis do exterior e publicidade nos locais de espetáculos públicos no município de Mbaracayú, deverão ser feitos nos idiomas oficiais, castelhano e guarani”.

Em caso de descumprimento, os materiais serão removidos pela fiscalização municipal, que poderá dispor, ainda, a aplicação de penalidades como multas. Em outras cidades do Paraguai, com forte presença de brasileiros e outros estrangeiros, também existem disposições similares, com o argumento de preservação da cultura do país.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.