Chegada do primeiro lote doado pelos EUA, em 9/7. Imagem: Ministério da Saúde / Paraguai.

EUA confirmam nova doação de vacinas da Pfizer para o Paraguai

A Embaixada dos Estados Unidos em Assunção confirmou no domingo (25), por meio de seu encarregado de Negócios, Joseph Salazar, o envio ao Paraguai de um novo lote de vacinas contra o novo coronavírus, doado pelo governo do país. Os imunizantes, desenvolvidos pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, devem chegar já nesta terça-feira (27).

Tal como na primeira doação, recebida no início de julho, a entrega será composta por um milhão de vacinas. “Nossa doação de dois milhões de doses para o Paraguai é um investimento para um futuro melhor para todos. Juntos superaremos essa pandemia”, escreveu Salazar, em publicação na rede social Twitter.

O Paraguai tem população de sete milhões de habitantes e precisa de no mínimo 11 milhões de unidades para imunizar toda a população adulta e de adolescentes com 12 anos ou mais. Para chegar ao quantitativo em questão, foram firmados contratos com laboratórios (alguns dos quais, atrasados) e com o consórcio internacional Covax Facility.

Dados atualizados até a última sexta-feira (23) dão conta de que 1,7 milhão de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas, mas que a cobertura de pessoas completamente imunizadas ainda é baixa: 141,1 mil, o que equivale a 2% da população paraguaia (no Brasil, vacinados com duas doses ou dose única somam 17,6%).

A primeira doação dos Estados Unidos ajudou a acelerar o processo e reduzir a faixa etária para 35 anos. Desde a semana passada, o Paraguai está vacinando todos os moradores com 20 anos ou mais. O escalonamento do público-alvo, por dia, é pelo número final do documento de identidade (4 e 5 na segunda, 6 e 7 na terça, e assim por diante).

Em Ciudad del Este, a vacinação acontece no Parque Linear da Área 1, Exército (km 8) e no Polideportivo (Ginásio) Municipal, com os dois primeiros funcionando apenas no sistema drive-thru. Os demais municípios do Leste paraguaio contam com um centro de vacinação cada, com abertura às 7h e horários variáveis de fechamento.

Boletim

Nas últimas 24 horas, o Paraguai teve 423 casos positivos e 60 mortes atribuídas ao novo coronavírus. No acumulado, são 449.341 confirmações e 14.653 falecimentos, com 21.813 moradores ainda na fase ativa da doença. O departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, soma 26.237 infectados, com 1.420 casos ativos e 1.509 óbitos.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.