Fronteira das compras: Duty Free da Argentina reabre na segunda-feira, 1

O Duty Free se soma às lojas francas e às lojas de Ciudad del Este para criar opções quase infinitas ao comprador.

Pra quem vier a Foz do Iguaçu – e para os iguaçuenses, a compra de importados terá opções nos três lados da fronteira.

O ano de 2020 finalmente começa a ser apenas a lembrança de um período terrível, com a economia em frangalhos e o turismo resumido a meia dúzia de pessoas em cada lado da fronteira.

Com a reabertura da Ponte Tancredo Neves, entre Foz e Puerto Iguazú, depois de quase um ano e sete meses sem turismo, os reflexos, devagar, começam a ser sentidos também no movimento em Foz e no Paraguai.

E agora, a volta à normalidade ganha mais um reforço: dentro de apenas cinco dias, já na segunda-feira (1) da semana que vem, o Duty Free Shop Puerto Iguazú abre suas portas, um ano e nove meses depois de fechar por causa da pandemia de covid-19.

MENOS BUROCRACIA

1º de novembro é também a data marcada pelo governo argentino para a reabertura de todas as fronteiras, terrestres, aéreas e marítimas, com promessa de diminuição da burocracia para entrar no país.

No caso de Foz-Puerto Iguazú, deverá ser abolida a exigência do PCR negativo, assim como para os moradores de Foz do Iguaçu deixou de ser exigida a declaração juramentada (ainda exigida dos turistas de outras partes do Brasil). Mas a imunização completa será sempre uma exigência.

Para ir ao Duty Free da Argentina, a partir de segunda-feira, será necessário passar pelo “corredor seguro”, segundo os executivos da empresa. Isto é, o controle será feito pelas autoridades de saúde da província de Misiones, como acontece para quem quer visitar Puerto iguazú. E aí, valem as regras que o governo argentino estabeleceu, que podem ou não ter mudado.

A diretora de comunicação do Duty Free Puerto Iguazú, María Taratuty, diz que, dentro das instalações do espaço comercial, haverá um “estrito protocolo de cuidados sanitários” (…), “com o objetivo fundamental de contribuir com o cuidade e a proteção de nossos colaboradores e visitantes”.

O horário de funcionamento do Duty Free já foi estabelecido. De domingo a quinta-feira, abrirá das 12 às 20h; às sextas e sábados, das 12 às 21h.

María Taratuty garante que o empreendimento, “com muito esforço, conseguiu manter as fontes de trabalho durante esses 19 meses (…) em que não pôde abrir suas portas”.

Pra quem estava com saudade “do Duty”, é só esperar mais um pouquinho. Foto Divulgação

OPÇÕES NÃO FALTAM

Para o turista que vier a Foz do Iguaçu – e para os próprios moradores de fronteira -, não faltarão opções de lazer e de compras.

Além dos tradicionais e dos recém-inaugurados atrativos em Foz, como o Movie Cars, por exemplo, o visitante terá uma soma de opções de compras nunca antes imaginada.

Quem gosta de importados, por exemplo, na própria Foz do Iguaçu encontra dois grandes empreendimentos, de acesso bem fácil, sem precisar de burocracia ou de esperar na fila: o Cell Shop Duty Free, no Shopping Catuaí Palladium; e o Liberty Duty Free, no Cataratas JL Shopping.

Na Argentina, por enquanto, a burocracia para entrar ainda é grande, e o acesso diário é permitido para no máximo 1.600 pessoas (a quota dobrou, a pedido do governo de Misiones, mas em períodos de alta no turismo é um número ainda insuficiente para atender a procura). Em novembro, as quotas vão ter fim, promete o governo do país vizinho.

BLACK FRIDAY

No Paraguai, as lojas de Ciudad del Este são velhas conhecidas dos brasileiros, que ali encontram tudo o que procuram no mundo dos sonhos de consumo.

E Ciudad del Este, vale lembrar, promove em novembro, de 12 a 15, a primeira Black Friday pós-pandemia (em 2020 não houve a promoção) e a sétima da sua história.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1160 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.