Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Justiça Eleitoral confirma mandato de deputado de Ciudad del Este

Fronteira

Justiça Eleitoral confirma mandato de deputado de Ciudad del Este

Candidatura de Miguel Martínez era questionada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), que argumentava problemas no registro.

2 min de leitura
Justiça Eleitoral confirma mandato de deputado de Ciudad del Este
Miguel Martínez (ao centro) durante ato de campanha em Ciudad del Este. Imagem publicada, em fevereiro, no Facebook oficial do então candidato.
Publicidade

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai rejeitou, nessa quarta-feira (24), a ação apresentada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) questionando a vitória eleitoral do deputado Miguel Martínez, de Ciudad del Este, integrante do Partido Cruzada Nacional (PCN), do líder político Paraguayo Cubas.

Leia também:
Quem é Paraguayo Cubas, candidato preso no Paraguai?

Publicidade

No pedido de nulidade, o PLRA argumentava problemas no registro da candidatura de Martínez pelo PCN, uma vez que o agora deputado eleito tinha participado, também, das eleições prévias para a definição de candidaturas da Concertação Nacional (CN2023).

De acordo com o jornal La Clave, Leongino Viana, representante do PLRA e da CN2023, defendeu que o caso de Martínez seria “um nefasto precedente que permitirá, nas próximas eleições, que os candidatos participem em todas as internas e fiquem no lugar onde obtiveram mais votos”.

Em sua defesa, Martínez alegou que, no momento em que inscreveu o nome nas prévias da CN2023, o PCN ainda não tinha oficializado a saída da aliança opositora, o que ocorreria semanas mais tarde. O argumento foi aceito pelos ministros Jorge Bogarín, César Rosel e Jaime Bestard, responsáveis pela análise do caso.

Publicidade

Com posse marcada para 30 de junho, Miguel Martínez foi o candidato mais votado da chapa do PCN no departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este. Caso sua candidatura fosse julgada irregular, a legenda perderia 15.573 votos e o direito à cadeira, que passaria, pelo cômputo eleitoral, a ser de Carlos Portillo, do PLRA.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.