Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Camelôs pedem melhorias para prevenir incêndios em Ciudad del Este

Fronteira

Camelôs pedem melhorias para prevenir incêndios em Ciudad del Este

Companhia elétrica ANDE está enterrando parte da fiação; rede elétrica atual é considerada perigosa e insuficiente.

2 min de leitura
Camelôs pedem melhorias para prevenir incêndios em Ciudad del Este
Bancas destruídas pelo incêndio do mês de outubro na Avenida Monseñor Rodríguez. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Publicidade

Representantes dos camelôs que atuam na área central de Ciudad del Este participaram, neste início de semana, de uma reunião com técnicos da prefeitura e da companhia elétrica ANDE. Na pauta, a necessidade de melhora na segurança das instalações, após pelo menos dois incêndios de grande porte nos últimos meses.

Leia também:
Ruas da área central de Ciudad del Este terão fiação subterrânea

Publicidade

Em 18 de outubro de 2022, o fogo gerado por um curto-circuito em uma banca na Avenida Monseñor Rodríguez se espalhou para outras 15 barracas, trazendo severas perdas aos ocupantes. Em 6 de janeiro de 2023, por sua vez, duas bancas foram parcialmente destruídas por um incêndio em frente ao Shopping Mina India.

Publicidade

A reunião entre camelôs e técnicos da prefeitura e da empresa elétrica ocorreu no momento em que a ANDE prepara a implantação de fiação subterrânea nas quadras à esquerda de quem entra no Paraguai pela Ponte da Amizade, na área que engloba as avenidas Monseñor Rodríguez, Carlos Antonio López, Adrián Jara e Luis María Argaña.

Panorama da reunião ocorrida na sede da prefeitura de Ciudad del Este. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Panorama da reunião ocorrida na sede da prefeitura de Ciudad del Este. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

De acordo com a prefeitura, houve entendimento para que, até o dia 25, os ocupantes dos espaços padronizados construídos pelo poder público regularizem a fiação interna de cada banca. Já a ANDE providenciará a instalação de medidores individuais de energia, para que o concessionário pague apenas por aquilo que realmente consumir.

Publicidade

Os representantes dos comerciantes pediram, ainda, que a ANDE amplie a rede de distribuição, uma vez que há casos em que um único equipamento envia eletricidade para mais de 300 usuários. A falta de confiabilidade do serviço elétrico é apontada como um dos principais problemas para os locatários na área central de Ciudad del Este.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.