Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Militares controlam áreas de proteção ambiental de Itaipu no lado paraguaio

Fronteira

Militares controlam áreas de proteção ambiental de Itaipu no lado paraguaio

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta Os cerca de 87 mil hectares de reservas ambientais na margem paraguaia da Itaipu Binacional passaram a ser controlados, por água, terra e ar, pelas forças militares do Paraguai, desde ...

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Militares controlam áreas de proteção ambiental de Itaipu no lado paraguaio
Assinatura do convênio foi no aeroporto da Itaipu, em Hernandarias. Foto Itaipu Paraguay

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Os cerca de 87 mil hectares de reservas ambientais na margem paraguaia da Itaipu Binacional passaram a ser controlados, por água, terra e ar, pelas forças militares do Paraguai, desde esta quarta-feira, 4.

Publicidade

O convênio entre Itaipu e as Forças Armadas, pelo qual a usina custeará o equivalente a R$ 6 milhões, foi assinado no aeroporto mantido pela binacional em Hernandarias, e é semelhante ao assinado pela margem brasileira com o Exército, informa o jornal Última Hora.

As tarefas de proteção, com operações de controle, vigilância e patrulhas, visam combater delitos registrados na área de influência da usina, entre os quais contrabando, tráfico e prejuízos ambientais. O convênio tem validade por 12 meses e foi aprovado pela Diretoria Executiva de Itaipu.

A notícia publicada no site da Itaipu no Paraguai traz a opinião do general Bernardino González, chefe do Estado Maior do Comando do Exército, para quem a proteção de um dos principais bens naturais do país, a Itaipu Binacional, é um fato de “transcendental importância”.

“Para levar a cabo as tarefas de controle na área da entidade binacional, em sua margem direita, serão utilizados componentes das três forças, Exército, Armada (Marinha) e Aeronáutica, que serão comissionados para o cumprimento desta missão, com pessoal preparado e treinado, além de outros meios disponíveis”, afirmou o general.

Assinatura do convênio foi no aeroporto da Itaipu, em Hernandarias. Foto Itaipu Paraguay

No Brasil

Na margem brasileira, Itaipu assinou um acordo com o Exército, em setembro deste ano, para combater os crimes transnacionais e ambientais em suas áreas de proteção.

O jornal Última Hora lembra que o Centro Integrado de Operações de Fronteira, que sedia várias instituições de segurança do Brasil, sob coordenação do Ministério de Justiça e Segurança Pública, funciona desde o ano passado no Parque Tecnolóico Itaipu, no lado brasileiro.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos