Novo ministro do Interior do Paraguai já decidiu: vai acabar com barreiras policiais

Arnaldo Giuzzio (à direita) e Euclides Acevedo, agora na pasta de Relações Exteriores, fazem o juramento como ministros, frente ao presidente Mario Abdo Benítez. Foto Última Hora

Ex-titular da Secretaria Nacional Antidrogas, o novo ministro do Interior do Paraguai, Arnaldo Giuzzio, é agora responsável por toda a esfera da segurança pública.

Ao assumir o cargo, na segunda-feira, 25, já mostrou a que veio. Em entrevista à imprensa, anunciou sua primeira medida: acabar com as barreiras policiais, que na maior parte das vezes funcionam como pontos de achaque de motoristas, por parte dos agentes.

Além disso, segundo o novo ministro, as barreiras “não têm muito resultado do ponto de vista operacional”. Ele disse que os controles passarão a ser feitos com o uso de mais tecnologia.

O ministro assume poucos dias depois do caso em que um casal de turistas brasileiros foi sequestrado por policiais, que exigiam R$ 25 mil para libertá-los, sob ameaça de que poderiam ficar presos muito tempo e até ser mortos. Os policiais acabaram sem o resgate. E estão presos.

Giuzzio quer que a polícia aja com profissionalismo e dentro da institucionalidade. E garantiu que não haverá mais nenhuma “arrecadação paralela” dos agentes policiais, sob alegação de que é para fortalecer o ministério.

“O ministro não recebe absolutamente nenhum guarani. E nunca vai receber. Se alguém estiver dizendo por aí que é para arrecadar, para gerar recursos para o ministro e sua gente, não é verdade. Meu telefone está aberto e é público para muitas pessoas”, disse Giuzzio, segundo o jornal Última Hora.

De acordo com o ABC Color, o novo ministro disse, também, que a permanência de qualquer agente nos quadros da polícia “vai ser o re

sultado dentro de suas funções”. E afirmou que “esta é uma etapa de oportunidade, cada policial vai ter sua oportunidade”.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1047 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ