Projetada para ligar as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (MS), a Ponte da Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, está com 55% de seu cronograma executado, conforme balanço do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai.
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Financiada pela diretoria paraguaia de Itaipu, a ponte integra o Corredor Viário Bioceânico do Eixo de Capricórnio, criado para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por cidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

As obras da Ponte da Bioceânica começaram pela cabeceira paraguaia em janeiro de 2022. No lado brasileiro, os trabalhos iniciaram um pouco mais tarde. A previsão de entrega da estrutura é para o segundo semestre de 2025.
Até o mês de maio, o MOPC já tinha autorizado o pagamento de G$ 390,6 bilhões (R$ 269,1 milhões), correspondente a 60,8% dos desembolsos previstos.
Em paralelo, segue em marcha a construção de dois dos três lotes de rodovias no Chaco paraguaio (um dos lotes já foi terminado), totalizando 532 quilômetros de estradas entre a fronteira com o Brasil e os limites territoriais com a Argentina.
O projeto completo envolve mais de três mil quilômetros de estradas, tendo como pontos de destino os portos de Santos (Oceano Atlântico) e Antofagasta (Oceano Pacífico).


