Operação Hórus: polícia de fronteira atinge duas mil ocorrências contra o crime

Por água e por terra, Batalhão de Polícia de Fronteira atua em mais de 100 cidades - Foto: Divulgação

Balanço do BPFron é resultado de prisões e apreensões no enfrentamento à criminalidade na área transfronteiriça.

A Operação Hórus completa três anos neste mês de abril. No contexto das intervenções no âmbito desse operativo de cooperação interagências, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) atingiu a marca de duas mil ocorrências, número alcançado no fim de março.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O balanço é resultado de prisões e apreensões contra o crime transfronteiriço, incluindo o combate ao tráfico de drogas e de armas, o contrabando e o descaminho. O efetivo da Polícia Militar do Paraná atua em 139 municípios.

Para materializar a dimensão das duas mil intervenções no contexto da Hórus, o BPFron destaca as mais de 12,7 toneladas de maconha apreendidas na cidade de Toledo e as 11 armas de porte e acessórios apreendidos em ocorrência de tráfico internacional de armamento.

Arsenal apreendido pelo BPFront em ação de combate ao tráfico internacional de armas – Foto: Divulgação

“São apenas algumas das ocorrências de destaque do Batalhão de Polícia de Fronteira nesse período”, enfatiza a assessoria da corporação. Esse resultado policial abrange toda a fronteira paranaense. “É um triunfo da Polícia Militar em prol de um Paraná e um Brasil mais seguros”, frisa.

Os policiais de fronteira atuam em conjunto com outras forças de área e de operações especiais, bem como com órgãos de fiscalização. A cooperação ocorre, por exemplo, com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Receita Federal e Polícia Civil.

Integração

A Operação Hórus dialoga com o Programa VIGIA, que mira o enfrentamento a crimes e ilícitos nas fronteiras, portas de entrada para produtos ilegais no país. Nessa abordagem, as forças de segurança estaduais e federais contam com o apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.