Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Paraguai entra na lista dos países que governo americano recomenda não visitar

Fronteira

Paraguai entra na lista dos países que governo americano recomenda não visitar

A Argentina e o Brasil já estavam na lista, que agora foi ampliada para 80% dos países e acabou incluindo o Paraguai.

2 min de leitura
Paraguai entra na lista dos países que governo americano recomenda não visitar
Mais de 160 países são proibidos para viagens dos americanos. Foto Governo dos EUA
Publicidade

Os Estados Unidos aumentaram a lista de países no nível 4, considerados de alto risco para americanos viajarem. Antes, eram 34 países, incluindo Brasil e Argentina. A nova lista acrescenta, entre muitos outros, também o Paraguai.

O alerta vermelho de viagem a esses locais é devido ao descontrole da pandemia de covid-19. Nos Estados Unidos, a campanha de vacinação avança com rapidez. Quase 130 milhões dos 330 milhões de americanos já foram imunizados com pelo menos uma dose. Esse número representa 50,4% de todos os adultos do país.

Publicidade

VIOLÊNCIA

Em relação ao Brasil e ao Paraguai, o Departamento de Estado dos Estados Unidos acrescenta uma advertência extra: a violência provocada principalmente pelo crime organizado.

Sobre o Paraguai, o aviso ressalta “o nível muito alto de covid-19 no país” e “a deficiente estrutura médica”.

Publicidade

Mas também adverte para os riscos de segurança, devido à existência do crime organizado em várias partes do Paraguai. “Tenha mais precaução nos departamentos de Amambay, Alto Paraná, Canindeyú, San Pedro e Concepción”, diz a nota do Departamento de Estado. Isto é, regiões que fazem fronteira com o Brasil.

Nesses departamentos, os Estados Unidos citam a presença de criminosos transnacionais e o tráfico ilícito de armas, narcóticos e bens. As forças de segurança, completa o aviso, “podem ter uma capacidade limitada para responder a delitos”.

Publicidade

RELAÇÃO É GRANDE

A lista de países para onde os americanos deixarão de viajar subiu de 34 para mais de 160. Brasil, Paraguai e Argentina estão na companhia de países europeus, por exemplo, ao menos na questão da pandemia.

Exclusividade de Brasil e Paraguai é o alerta também contra a violência, que entre nós também é pandêmica e, provavelmente, mais difícil de eliminar do que o coronavírus. Para este, tem vacina. Para a violência, só com muitos anos de escola e também uma melhora urgente nas desigualdades sociais.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos