Funcionários a serviço da prefeitura de Encarnación, cidade paraguaia na fronteira com Posadas (Argentina), estão instalando barreiras de concreto em algumas das vias de acesso à Ponte San Roque González de Santa Cruz. O objetivo da medida, iniciada nessa quinta-feira (27), é desmantelar os esquemas de “fura-fila”.
Leia também:
Cidade argentina se mobiliza para evitar fechamento da fronteira
A decisão ocorreu após novo protesto na cabeceira paraguaia, no qual motoristas, indignados com a demora para a travessia, queimaram pneus para bloquear, por conta própria, algumas das ruas laterais usadas pelos operadores do “fura-fila”. Um homem de 43 anos, nacionalidade argentina, chegou a ser preso durante o protesto.
Filmagem repercutida pela conta @noticiasdel6, na rede social Twitter, mostra o trabalho noturno para a instalação das barreiras, que formarão uma fila para direcionar o tráfego de veículos diretamente até a zona primária da aduana paraguaia.
En Encarnación colocaron barreras de hormigón para delimitar las filas de los vehículos que se dirijan a #Posadas a través del puente San Roque González de Santa Cruz pic.twitter.com/km6f5sn6gs
— Noticiasdel6.com (@noticiasdel6) July 28, 2023
De acordo com a prefeitura de Encarnación, a medida é temporária, enquanto não ocorrer o reordenamento das conexões entre a ponte e o bairro comercial vizinho à fronteira. Nos dias de maior movimento, a espera para cruzar a passarela internacional, em direção à Argentina, chega a ser superior a seis horas.
Além do trânsito caótico, a situação é gerada por fatores como problemas estruturais na Ponte San Roque González de Santa Cruz, que está com restrições quanto à formação de filas (carga estática) no alto da via; e a grande demanda gerada pelos preços mais baixos encontrados por consumidores paraguaios no comércio de Posadas.

