Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai instala barreiras no acesso à fronteira com a Argentina

Fronteira

Paraguai instala barreiras no acesso à fronteira com a Argentina

Objetivo é desmantelar os esquemas de “fura-fila” na cabeceira paraguaia da Ponte San Roque González de Santa Cruz, em Encarnación.

2 min de leitura
Paraguai instala barreiras no acesso à fronteira com a Argentina
Vídeo reproduzido pelo perfil @noticiasdel6 mostra a instalação das barreiras durante à noite em Encarnación.
Publicidade

Funcionários a serviço da prefeitura de Encarnación, cidade paraguaia na fronteira com Posadas (Argentina), estão instalando barreiras de concreto em algumas das vias de acesso à Ponte San Roque González de Santa Cruz. O objetivo da medida, iniciada nessa quinta-feira (27), é desmantelar os esquemas de “fura-fila”.

Leia também:
Cidade argentina se mobiliza para evitar fechamento da fronteira

Publicidade

A decisão ocorreu após novo protesto na cabeceira paraguaia, no qual motoristas, indignados com a demora para a travessia, queimaram pneus para bloquear, por conta própria, algumas das ruas laterais usadas pelos operadores do “fura-fila”. Um homem de 43 anos, nacionalidade argentina, chegou a ser preso durante o protesto.

Filmagem repercutida pela conta @noticiasdel6, na rede social Twitter, mostra o trabalho noturno para a instalação das barreiras, que formarão uma fila para direcionar o tráfego de veículos diretamente até a zona primária da aduana paraguaia.

De acordo com a prefeitura de Encarnación, a medida é temporária, enquanto não ocorrer o reordenamento das conexões entre a ponte e o bairro comercial vizinho à fronteira. Nos dias de maior movimento, a espera para cruzar a passarela internacional, em direção à Argentina, chega a ser superior a seis horas.

Publicidade

Além do trânsito caótico, a situação é gerada por fatores como problemas estruturais na Ponte San Roque González de Santa Cruz, que está com restrições quanto à formação de filas (carga estática) no alto da via; e a grande demanda gerada pelos preços mais baixos encontrados por consumidores paraguaios no comércio de Posadas.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

2 comentários em “Paraguai instala barreiras no acesso à fronteira com a Argentina”

  1. Juan Maidana

    El problema es que en la aduana Argentina los dejan pasar.
    Cobran 7000 pesos por auto para dejarte paso libre.
    Yo lo ví con mis ojos.
    Y todo el mundo lo sabe.
    Eso en Argentina se llama coima

  2. Olinto Francisco Do Nascimento

    Na semana passada estava em foz do Iguaçu para atravessar a diana Argentina demoramos três horas e vergonha pois eles colocam poucas cabine. Parece que para irrita o turista que vão visitar e comprar. Dá nojo.

Os comentários estão encerrado.