Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Paraguai muda data de feriado nacional – veja como ficou

Fronteira

Paraguai muda data de feriado nacional – veja como ficou

Por decisão do governo do país, data em alusão à Batalha de Boquerón, no mês de setembro, será celebrada um dia mais tarde.

1 min de leitura
Paraguai muda data de feriado nacional – veja como ficou
Objetivo é impulsionar o setor turístico nacional. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O governo do Paraguai confirmou, nessa terça-feira (11), que o feriado nacional em comemoração à vitória do país na Batalha de Boquerón, celebrado em 29 de setembro, será adiado em 2024, excepcionalmente, para o dia 30 de setembro.

Leia também:
Paraguai promulga acordo sobre localidades fronteiriças

Publicidade

O objetivo da mudança, anunciada pela porta-voz da Presidência da República, Paula Carro, é gerar um fim de semana prolongado, proporcionando oportunidades de viagem e beneficiando o turismo interno.

Originalmente, o feriado cairia em um domingo. A decisão de adiá-lo para segunda-feira tem como base os bons resultados obtidos com medidas recentes, como a antecipação do feriado da Paz do Chaco (12 de junho) de quarta para segunda.

“A atividade turística gera um alto impacto social e cultural na população. Essa proposta, que nasceu na Secretaria Nacional de Turismo, quer fazer com que o setor turístico continue contribuindo cada vez mais com o país”, argumentou.

Em 29 de setembro de 1932, tropas do Paraguai derrotaram militares bolivianos e recuperaram o controle do Fortín Boquerón. A batalha é recordada como uma das mais decisivas da Guerra do Chaco, que durou até junho de 1935.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.