Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai faz operação contra membros do PCC presos no país

Fronteira

Paraguai faz operação contra membros do PCC presos no país

Iniciada nas primeiras horas da manhã, Operação Purgatio tem como objetivo entregar ao Brasil indivíduos de alta periculosidade.

2 min de leitura
Paraguai faz operação contra membros do PCC presos no país
Ordens foram cumpridas em locais como a Penitenciária Regional de Ciudad del Este. Imagem: Reprodução/Radio Chaco Boreal AM
Publicidade

Com o apoio das Forças Armadas, a Polícia Nacional do Paraguai deu início, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (4), à Operação Purgatio, tendo como alvo indivíduos de nacionalidade brasileira, presos no sistema penitenciário do país.

Leia também:
Brasil alerta Paraguai sobre disputa envolvendo o PCC

Publicidade

Tais pessoas, de acordo com o Ministério da Justiça do Paraguai, são apontadas como integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), possuindo alto grau de periculosidade.

Inicialmente, 25 ordens de transferência e/ou entrega à Polícia Federal (PF) brasileira estão sendo cumpridas em locais como a Penitenciária Regional de Ciudad del Este, onde cinco internos foram retirados de suas celas e conduzidos à cabeceira brasileira da Ponte Internacional da Amizade.

As demais ordens tiveram como lugar as penitenciárias de Pedro Juan Caballero (9 detentos), Coronel Oviedo (4), Concepción (3), Tacumbú (2) e Itapúa (2).

Publicidade

Na última semana de março, o Paraguai recebeu um alerta das autoridades brasileiras a respeito de possíveis agitações envolvendo membros do PCC, tendo como base disputas internas na hierarquia da facção. A operação desta quinta teria, precisamente, ligação com o aviso recebido.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.