Paraguai cria pré-registro migratório na internet

Para agilizar a passagem pela fronteira, viajantes poderão preencher formulário e apresentar QR code nos guichês de Migrações.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Direção Nacional de Migrações (DNM), do Paraguai, liberou em modo beta (de testes) o formulário de pré-registro migratório, no qual o viajante preenche seus dados no site da instituição, até 48 horas antes da entrada em território paraguaio, para agilizar os trâmites e diminuir o tempo de espera na fila dos guichês.

Leia também:
Brasil também tem sistema de pré-registro na internet – saiba mais

Na fronteira com Foz do Iguaçu, o registro de entrada no Paraguai é obrigatório para quem tem como destino localidades a mais de 30 quilômetros da Ponte da Amizade. Quem vai a Santa Rita, Caacupé ou Assunção, por exemplo, precisa registrar a entrada. Já quem vai apenas fazer compras em Ciudad del Este está dispensado do procedimento.

O foco inicial do trabalho da DNM é com os grupos de excursão, com incentivo para que todos os passageiros do ônibus preencham o pré-registro, para reduzir pela metade o tempo de atendimento. Uma vez preenchido o formulário, é gerado um QR code, que pode ser apresentado na tela do celular ou em versão impressa para o atendente.

Segundo a DNM, o pré-registro – disponível em www.migraciones.gov.py – pode ser preenchido por paraguaios que vão viajar para o exterior e estrangeiros que vão entrar no país, maiores ou menores de idade, para travessia das fronteiras terrestres com Clorinda e Posadas (Argentina) e Foz do Iguaçu (Brasil).

O passo a passo recomendado pela instituição é o seguinte:

1) Ingressar na plataforma de pré-registro migratório e completar o formulário web com os dados solicitados, até 48 horas antes da viagem.

2) Ao enviar o formulário, o sistema enviará ao e-mail declarado o comprovante de pré-registro migratório, com o QR code correspondente.

3) Imprimir ou salvar no celular o comprovante com o QR code para apresentar à empresa de transporte (em caso de grupos de excursão) e ao inspetor migratório na fronteira.

4) Apresentar o comprovante com o QR code no guichê da DNM, junto com a documentação de viagem obrigatória, tanto para maiores como para menores de idade.

Além do pré-registro migratório, outros serviços disponibilizados pela DNM em seu site são a prorrogação da permanência em território paraguaio, a emissão de comprovante de movimento migratório, a solicitação de certificado de radicação no Paraguai e o pagamento de taxas e multas migratórias.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.