Presidente do Paraguai conversa com Zelensky sobre guerra na Ucrânia

Mandatários falaram por videoconferência, com Santiago Peña expressando apoio ao ucraniano no conflito com a Rússia.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os presidentes do Paraguai e da Ucrânia, Santiago Peña e Volodymyr Zelensky, mantiveram, nessa quinta-feira (9), conversação por videoconferência, tendo como pauta a invasão do território ucraniano pela Rússia, cuja atual fase teve início em fevereiro de 2022 (a Crimeia, península reconhecida como parte da Ucrânia, foi invadida em 2014).

Leia também:
Brasil e Paraguai firmam acordo de combate ao crime organizado

No diálogo, Zelensky falou sobre o conflito e a importância do apoio ao seu país nos fóruns internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Peña disse que o Paraguai é favorável à manutenção da integridade territorial ucraniana e que continuará empunhando a bandeira da paz.

“Conversei com o presidente da Ucrânia, a quem dei todo o nosso apoio nesse difícil momento que os ucranianos estão atravessando. Reiterei a ele meu compromisso de que o Paraguai continuará apelando ao diálogo em busca da paz”, escreveu o presidente paraguaio, em postagem na rede social X (antigo Twitter).

A videoconferência foi acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano. Em discurso recente pronunciado nos Estados Unidos, Santiago Peña defendeu o fim das agressões a outros países e reforçou que a guerra na Ucrânia deve continuar no foco da comunidade internacional, mesmo com o novo conflito em Israel.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.