Polícia dá dicas de segurança para compras no Paraguai

Principal cuidado é quanto às fraudes e roubos em locais indicados por supostos “guias” nos arredores da Ponte da Amizade.

Apoie! Siga-nos no Google News

O comércio de Ciudad del Este está na expectativa para o feriado prolongado brasileiro de Finados (2/11) e para a Black Friday 2023, que acontecerá entre os dias 15 e 19/11. Uma das preocupações das entidades empresariais é quanto à segurança dos visitantes, tendo em vista as inúmeras denúncias de roubos e fraudes.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Leia também:
Polícia do Paraguai reforça efetivo nos arredores da Ponte da Amizade

Em entrevista ao jornal La Nación, o chefe da Polícia Turística em Ciudad del Este, Arnaldo Gamarra, deu dicas para que os visitantes possam aproveitar a estada na fronteira. A principal tem a ver com os chamados “guias de compras”, indivíduos que abordam os turistas nas proximidades da Ponte da Amizade.

“Há várias pessoas se fazendo passar por guias e levando os turistas até as lojas ou em locais de pouco movimento, oferecendo supostas vantagens nas compras, mas só para enganá-los ou assaltá-los”, detalhou Gamarra, destacando que o escritório da Polícia Turística, para registro de denúncias, fica na aduana de Ciudad del Este, sentido Brasil.

Desde o último dia 18, a Polícia Nacional do Paraguai reforçou o contingente nas quadras próximas à fronteira com Foz do Iguaçu, atendendo aos pedidos das associações empresariais de Ciudad del Este, que cobraram providências do ministro do Interior, Enrique Riera, sobre a falta de respostas das forças policiais.

Outras recomendações de segurança incluem evitar a exposição de objetos de valor (como em qualquer local com grande circulação de pessoas), pesquisar previamente a reputação das lojas escolhidas, desconfiar de promoções com preços muito abaixo da média e conferir o valor cobrado, principalmente, nas conversões para outras moedas.

É preciso ter atenção, também, em relação às “lojas fakes”, que exibem nomes genéricos e geralmente ficam em salas comerciais pequenas, situadas em locais com circulação não tão intensa de consumidores. Tais estabelecimentos são utilizados para situações como assaltos e vendas fraudulentas, mudando de nome e endereço com frequência.

Além da Polícia Turística na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, o visitante poderá acionar o Escritório de Defesa do Consumidor, da prefeitura de Ciudad del Este, que manterá plantão na área central da cidade durante os dias de Black Friday.

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Mario Diz

    Fui assaltado em agosto numa dessas “lojas”, um suposto guia me levou até o local e cinco homens fizeram ameaças se eu não transferisse dinheiro para conta de um deles, Não confie em ninguém nas ruas de Ciudad del este!!! Pesquise os lugares antes de ir e dê preferência aos shoppings.

  2. Santanna Diz

    Fui informado por dois funcionários de lojas em cdl que nos corredores atrás da pioneer, que fica em frente à nissei, estão ocorrendo assaltos.

Comentários estão fechados.