Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Prefeitura fecha 59 lojas por irregularidades em Ciudad del Este

Fronteira

Prefeitura fecha 59 lojas por irregularidades em Ciudad del Este

Segundo os fiscais, alguns estabelecimentos estavam desde 2008 sem licença de funcionamento.

2 min de leitura
Prefeitura fecha 59 lojas por irregularidades em Ciudad del Este
Vistoria em estabelecimento na área central de Ciudad del Este. Imagem: Gentileza/Municipalidad

A prefeitura de Ciudad del Este comunicou, nessa sexta-feira (28), que determinou o fechamento e suspendeu a licença de 59 lojas localizadas nas quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade, por problemas na documentação. Alguns dos estabelecimentos não pagavam o alvará desde o ano de 2008.

De acordo com o jornal La Nación, as vistorias começaram na segunda-feira (24), na Galeria Jebai Center, onde foi encontrado o maior número de infratores (49). O plano de fiscalização prevê inspeções em pelo menos 30 centros comerciais da capital do Alto Paraná, situados na área frequentada por compristas e turistas.

Publicidade

Roberto Araújo, assessor jurídico da Divisão de Fiscalização Tributária da prefeitura de Ciudad del Este, explicou ao jornal que a base legal para as autuações é o Decreto n.º 043/2021, que estabelece a obrigatoriedade do pagamento do alvará anual (patente) para que a empresa possa funcionar legalmente.

Algumas das exigências foram flexibilizadas pelo poder público local nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia do novo coronavírus. Muitos dos problemas, contudo, são anteriores a essa data, como nos casos de lojas que figuram como inadimplentes desde 2008, 2010, 2011 e 2012.

As empresas notificadas têm prazo para regularizar a situação, efetuando o pagamento ou renegociando os valores pendentes. Entretanto, nos casos em que nunca houve pedido de alvará ou que nenhuma providência é tomada para sanar os débitos, a prefeitura determina a suspensão do funcionamento por tempo indeterminado.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.