Na foto do La Nación, um dos momentos do confronto entre manifestantes e policiais.

Presidente do Paraguai muda ministérios, mas manifestações continuam no país. Veja vídeos

De sábado para este domingo, 7, manifestantes voltaram a ocupar as ruas de Assunção. Alguns conseguiram chegar até a Mburuvicha Róga, residência oficial do presidente e sua família, para protestar aos gritos de “Fuera, Marito”. Mas a grande maioria foi impedida pela polícia e oito foram detidos.

Depois das manifestações de sexta-feira, 5, em que 26 pessoas ficaram feridas, segundo o jornal Última Hora, o presidente Mario Abdo Benítez decidiu finalmente fazer mudanças em seu gabinete. No sábado à noite, no ápice das queixas por falta de medicamentos nos hospitais públicos e de vacinas, Abdo anunciou quem sai.

Abdo Benítez: mudanças para apaziguar população e também pacificar políticos de seu próprio partido. Foto Agência IP

Como já se esperava, um dos nomes é o do ministro da Educação, Eduardo Petta, por não dar respostas à crise da educação e pela desgastada relação com estudantes e sindicatos de professores; a ministra da Mulher, Nilda Romero, também alvo de denúncias de corrupção e por “partidarizar” o ministério; e o chefe do Gabinete Civil, Juan Ernesto Villamayor, acusado de tentar um acordo entre a a paraguaia Petropar e a venezuelana PDVSA com enviados do opositor venezuelano Juan Guaidó, além de suspeito de casos de corrupção.

A ministra da Mulher caiu definitivamente em desgraça, para a população, quando anunciou uma homenagem ao presidente da República pelo Dia da Mulher Paraguaia, em 24 de fevereiro. Depois de muitas críticas, cancelou o evento com a desculpa de evitar aglomerações.

Na fotomontagem feita pelo jornal La Clave, os ministros que saem: Juan Ernesto Villamayor, Eduardo Petta e Nilda Romero.

Haverá ainda mudança no Ministério da Saúde, onde está interinamente o vice-ministro Julio Borba, depois que o presidente aceitou a renúncia de Julio Mazzoleni. O Senado havia pedido que tanto Mazzoleni quanto Borba e o diretor de Vigilância Sanitária, Guillermo Sequera, renunciassem.

Em pronunciamento, Abdo disse que, “no caso do Ministério da Saúde, será um mandato para fazer todos os esforços possíveis para garantir à população a provisão de medicamentos em tempo oportuno, com estrito respeito aos processos administrativos vigentes”. E enfatizou: “Esta é nossa prioridade”.

Depois do anúncio de quem sai, o presidente disse que haverá outras mudanças durante a semana que vem, quando também serão anunciados os substitutos, segundo a Agência Ip.

MANIFESTAÇÕES

Oito pessoas foram detidas e encaminhadas, na manhã deste domingo, ao Ministério Público. Foto La Nación

Mesmo com os anúncios do governo, houve uma segunda jornada de protestos no Paraguai, que também terminou em confronto dos manifestantes com a polícia. Oito pessoas foram detidas e, nas primeiras horas da manhã deste domingo, encaminhadas ao Ministério Público, onde podem ser processadas por perturbação da paz pública.

A manifestação autoconvocada marcou pelo microcentro da capital, pouco depois da mensagem presidencial sobre a mudança dos ministros. Manifestantes se reuniram em frente à Associação Nacional Republicana (ANR, o Partido Colorad), onde fizeram uma “sentata”.

Um grupo foi até Mburuvicha Róga, onde havia uma barreira policial. Os manifestantes esperavam ter uma reunião com o ministro do Interior, Arnaldo Giuzzio. Semm conseguir, um grupo atravessou a barreira policial, quando começou a repressão.

Os agentes antimotim dispararam balas de borracha e gases lacrimogênios, além de jatos de água.

VEJA VÍDEOS

No vídeo publicado no site da rádio Monumental AM 1080. ouve-se uma mulher gritar: “Por que atiraram em nós?”

Neste outro vídeo, publicado também no site da rádio Monumental AM 1080n, a ação da polícia antimotim, que ataca com balas de borracha e gás lacrimogênio.

Manifestantes cercam a casa do presidente aos gritos de “Fuera, Marito”. O vídeo foi publicado no Twitter pelo jornal Hoy:

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ