Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Receita Federal em Foz lança fase ostensiva da Operação Escudo nesta terça

Fronteira

Receita Federal em Foz lança fase ostensiva da Operação Escudo nesta terça

A ação, que reunirá 70 servidores, será deflagrada na Ponte da Amizade; objetivo é coibir o contrabando na fronteira.

2 min de leitura
Receita Federal em Foz lança fase ostensiva da Operação Escudo nesta terça
Acesso à Ponte da Amizade. As Três Fronteiras têm um forte comércio de produtos importados, que recebe pessoas de todo o país - foto ilustrativa: Marcos Labanca/Arquivo
Publicidade

A ação, que reunirá 70 servidores, será deflagrada na Ponte da Amizade; objetivo é coibir o contrabando na fronteira.

A Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu lança nesta terça-feira, 6, a primeira fase ostensiva da Operação Escudo, durante a pandemia. A deflagração da ação será às 9h, na aduana da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Publicidade

Conforme o órgão, o objetivo é intensificar o controle aduaneiro de bagagens e coibir a entrada de produtos estrangeiros de forma ilegal no país. Cerca de 70 servidores da Receita Federal, alguns deles de outras regiões do país, atuarão nessa etapa.

Publicidade

A abertura da operação terá a presença da superintendente da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, a auditora fiscal Cláudia Regina Thomaz. O superintendente-adjunto, o auditor fiscal Fabiano Blonski, e o chefe da Divisão de Aduanas, o auditor fiscal José Carlos de Araújo, também comparecerão.

“As ações acontecerão especialmente na Ponte da Amizade. Além disso, equipes volantes percorrerão as estradas da região de forma ininterrupta”, informou a assessoria da RFB. A intervenção também terá cães de faro, equipamentos como o sistema de câmeras inteligentes da ponte, escâner e drones para coibir a entrada ilegal de mercadorias.

Publicidade

A Operação Escudo integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). A finalidade do programa é o fortalecimento do controle e da fiscalização, visando a prevenir e combater os crimes fronteiriços, com especial enfoque nos produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.