Reconhecimento facial na Ponte da Amizade registrou 4 mil pessoas, diz Migração do Paraguai

Ponte da Amizade, ligação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Imagem: DNIT.

Sistema automatizado que auxilia no controle migratório na fronteira entrou em vigor no mês de dezembro.

Pelo menos quatro mil pessoas utilizaram o Sistema Migratório Automatizado de Reconhecimento Facial (SMARF) na Ponte Internacional da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. Essa ferramenta faz o cadastro de pessoas em trânsito pela fronteira do Paraguai com o Brasil.

O sistema está em vigor desde 22 de dezembro do ano passado. O registro automatizado de pessoas, pelo mecanismo conhecido como self-boarding, visa a elevar o controle migratório, combater crimes transnacionais e tornar mais fluida a circulação no espaço fronteiriço.

“Até o momento inscrevemos mais de 4 mil brasileiros que estão fazendo a modalidade de trânsito de fronteira”, disse a diretora de Migrações, Ángeles Arriola, à Agência de Informação Paraguaia (AIP). “Eles estão aceitando muito bem, e o maior número de inscrições possível está sendo feito”, completou.

Sistema migratório instalado na Aduana do Paraguai – Foto: Divulgação/Migração do Paraguai 

O órgão estima que, entre fevereiro e março, terá um banco de dados consolidados para mensurar o número de brasileiros que entram no país vizinho. O setor de migrações pretende ampliar esse serviço, hoje só para pedestres, incorporando veículos ao sistema de monitoramento.

O Sistema Migratório Automatizado de Reconhecimento Facial deverá permitir não apenas o movimento de entrada e saída do Paraguai, como também a verificação de antecedentes. Essa ferramenta auxiliará na prevenção e combate a crimes.

O sistema é composto por terminais de identificação biométrica, com condições de realizar o conhecimento facial e leitura de documentos de viagem de leitura mecânica. Uma impressora também fornece comprovantes de entrada no país.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1348 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ