Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » STF autoriza extradição de paraguaio preso no Rio de Janeiro

Fronteira

STF autoriza extradição de paraguaio preso no Rio de Janeiro

Conhecido como “Tío Rico”, Miguel Ángel Insfrán Galeano é apontado, no Paraguai, como o líder de uma organização dedicada ao tráfico de drogas.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
STF autoriza extradição de paraguaio preso no Rio de Janeiro
"Tío Rico" foi preso no Rio de Janeiro, durante operação conjunta entre Polícia Federal e Polícia Civil. Imagem: Gentileza/Polícia Federal

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a extradição do paraguaio Miguel Ángel Insfrán Galeano, preso no Rio de Janeiro desde o dia 9 de fevereiro. Conhecido como “Tío Rico”, Insfrán é acusado, no país de origem, de comandar uma organização dedicada ao tráfico de drogas na fronteira com o Brasil.

Leia também:
Operação Hinterland prende traficantes de cocaína no Brasil e no Paraguai

Publicidade

O procedimento de extradição será adotado com a concordância do preso, que manifestou desejo de ser enviado ao Paraguai. Contudo, Fachin negou um segundo pedido, apresentado pela defesa, solicitando o relaxamento da prisão. Por ora, Insfrán permanecerá recluído no presídio de Bangu I, à espera do agendamento da viagem.

A notícia de que o STF autorizou o envio foi confirmada, nesta terça-feira (4), pelo promotor de Assuntos Internacionais do Ministério Público do Paraguai, Manuel Doldán. Segundo Doldán, uma vez cumpridas as formalidades e definido o esquema de segurança, “Tío Rico” será trasladado em direção ao país.

https://twitter.com/mdoldanb/status/1643263535395348480

Além de acusações por envolvimento em esquemas de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Paraguai, Insfrán é investigado, na Colômbia, por suspeita de ser um dos mandates do assassinato do promotor paraguaio Marcelo Pecci, morto a tiros enquanto passava a lua de mel em uma praia do litoral de Cartágena, em maio de 2022.

A notícia da concessão da extradição, dada a conhecer no final da manhã, é o principal assunto dos telejornais do meio-dia no Paraguai e da edição on-line de veículos de comunicação como os jornais Última Hora, La Nación e ABC Color.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.