Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Travessia do lago de Itaipu terá nova balsa em Santa Helena

Fronteira

Conexão lacustre

Travessia do lago de Itaipu terá nova balsa em Santa Helena

Ligação entre os portos de Santa Helena (Brasil) e Puerto Indio (Paraguai) é utilizada por caminhões com cargas agrícolas na região do lago de Itaipu.

2 min de leitura
Travessia do lago de Itaipu terá nova balsa em Santa Helena
Nova embarcação será a maior a fazer a travessia do lago de Itaipu. Foto: Gentileza/Navegación Puerto Indio
Publicidade

Está prevista para sexta-feira (10) a entrada em operação de uma nova balsa na rota entre Puerto Indio (Paraguai) e Santa Helena (Brasil), no lago de Itaipu.

Leia também:
Ponte da Integração tem possível data de abertura — veja o cronograma

Publicidade

De acordo com o jornal La Nación, a balsa Nuestra Señora Estela Mary e o rebocador Mbaracayú 1 já contam com as habilitações necessárias para navegar o trecho.

Publicidade

As embarcações pertencem à empresa Navegación Puerto Indio S.A., que já atua no lago de Itaipu com duas balsas menores.


Conforme o La Nación, a nova balsa poderá transportar até 24 caminhões, ampliando de forma significativa a capacidade de escoamento.

Publicidade

Atualmente, seis balsas cruzam o lago de Itaipu entre Puerto Indio e Santa Helena, duas paraguaias e quatro brasileiras. A Nuestra Señora Estela Mary será a maior a percorrer a rota, em meio à projeção de aumento no tráfego fronteiriço.

Está em andamento, no lado paraguaio da fronteira, o asfaltamento da estrada que liga Puerto Indio à Rodovia PY07. Dos 62 quilômetros previstos, cerca de 45 já estão concluídos, gerando grande expectativa entre a população local.

Publicidade

Assim como no Brasil, a região do lago de Itaipu tem forte utilização agrícola no Paraguai. Os municípios paraguaios do entorno concentram algumas das maiores lavouras de grãos, a exemplo de soja e milho.

A travessia pelo lago de Itaipu diminui custos e reduz a espera para a liberação de caminhões entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário