Está prevista para sexta-feira (10) a entrada em operação de uma nova balsa na rota entre Puerto Indio (Paraguai) e Santa Helena (Brasil), no lago de Itaipu.
Leia também:
Ponte da Integração tem possível data de abertura — veja o cronograma
De acordo com o jornal La Nación, a balsa Nuestra Señora Estela Mary e o rebocador Mbaracayú 1 já contam com as habilitações necessárias para navegar o trecho.
As embarcações pertencem à empresa Navegación Puerto Indio S.A., que já atua no lago de Itaipu com duas balsas menores.
Conforme o La Nación, a nova balsa poderá transportar até 24 caminhões, ampliando de forma significativa a capacidade de escoamento.
Atualmente, seis balsas cruzam o lago de Itaipu entre Puerto Indio e Santa Helena, duas paraguaias e quatro brasileiras. A Nuestra Señora Estela Mary será a maior a percorrer a rota, em meio à projeção de aumento no tráfego fronteiriço.
Está em andamento, no lado paraguaio da fronteira, o asfaltamento da estrada que liga Puerto Indio à Rodovia PY07. Dos 62 quilômetros previstos, cerca de 45 já estão concluídos, gerando grande expectativa entre a população local.
Assim como no Brasil, a região do lago de Itaipu tem forte utilização agrícola no Paraguai. Os municípios paraguaios do entorno concentram algumas das maiores lavouras de grãos, a exemplo de soja e milho.
A travessia pelo lago de Itaipu diminui custos e reduz a espera para a liberação de caminhões entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.