Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Tremor de terra assusta moradores do interior do Paraguai

Fronteira

Tremor de terra assusta moradores do interior do Paraguai

Sismo de 4.3 na Escala Richter teve como epicentro a Colônia César Barrientos, em Paraguarí.

2 min de leitura
Tremor de terra assusta moradores do interior do Paraguai
Local aproximado do fenômeno. Imagem: Google Maps/H2FOZ

Sismo de 4.3 na Escala Richter teve como epicentro a Colônia César Barrientos, em Paraguarí.

Moradores de zonas rurais do departamento (estado) de Paraguarí, a 300 quilômetros do limite com Foz do Iguaçu, levaram um susto com um tremor de terra sentido por volta das 17h15 (hora paraguaia) dessa quarta-feira (28). O epicentro, conforme a Universidade Nacional de Assunção (UNA), foi a localidade de Colônia César Barrientos.

Publicidade

De acordo com o jornal La Nación, o fenômeno foi curto e durou poucos segundos, entretanto deixou estragos como rachaduras em paredes de casas mais próximas ao local do sismo, que chegou a 4.3 graus na Escala Richter e foi percebido também em pequenas cidades como Quiindy e Carapeguá.

https://twitter.com/CadaDiaSNT/status/1575462765967335424

Relatos publicados nas redes sociais atribuíram o tremor a explosões em uma pedreira. A ocorrência do sismo, porém, foi confirmada pelo Laboratório Sismológico da UNA, que monitora as movimentações do solo no Paraguai.

“Está confirmado, houve um sismo na Colônia César Barrientos, departamento de Paraguarí. Algumas réplicas podem ser esperadas, mas não vão superar os 4.3 graus”, relatou o sismólogo Rafael Fugarazzo, da UNA, em entrevista à rádio 1020 AM, de Assunção.

Por sua vez, Moisés Gadea, professor do Departamento de Sismologia da UNA, disse ao jornal La Nación que a região de Paraguarí é suscetível a esse tipo de fenômeno, que, na maioria das vezes, não é percebido pela população.

“São movimentos leves, que não produzem danos ou mortes, mas às vezes provocam um susto”, afirmou o professor, que explicou também que o tremor de terra em Paraguarí não pode ser classificado como terremoto, tendo em vista a magnitude inferior a seis graus. “O que fica abaixo desse número é considerado sismo.”

https://www.h2foz.com.br/category/geral/terremoto-surpreende-moradores-de-cidades-do-paraguai/

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.