Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » União Europeia inicia missão de observação das eleições no Paraguai

Fronteira

União Europeia inicia missão de observação das eleições no Paraguai

No dia 30 de abril, paraguaios irão às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados.

2 min de leitura
União Europeia inicia missão de observação das eleições no Paraguai
Observadores europeus reunidos com ministros da Corte Suprema de Justiça, instância máxima do Judiciário no Paraguai. Imagem: Gentileza/Corte Suprema de Justiça
Publicidade

Já está no Paraguai, desde o fim de semana, o primeiro time de observadores que farão parte da missão enviada pela União Europeia (UE) para acompanhar o processo eleitoral no país. No dia 30 de abril, os eleitores paraguaios irão às urnas para eleger presidente, vice-presidente, governadores, senadores, deputados nacionais e deputados regionais.

Leia também:
Pesquisa mostra cenário incerto para as eleições presidenciais no Paraguai

Publicidade

De acordo com o jornal La Nación, a missão será presidida pelo deputado Gabriel Matto, do Parlamento Europeu, cuja chegada ao Paraguai está prevista para o próximo dia 30. A coordenação dos primeiros trabalhos está sob responsabilidade da observadora Tania Marqués e do embaixador da UE em Assunção, Javier García.

Esta será a terceira vez que o bloco europeu fará parte dos trabalhos de observação eleitoral no Paraguai, em conjunto com instituições como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e entidades independentes. Em 2013 e 2018, os observadores deram aval à lisura das eleições, com sugestões de melhoras pontuais no processo.

No dia da votação, a expectativa é contar com pelo menos dois emissários para monitoramento do pleito em cada um dos 17 departamentos (estados) do país. Além das missões externas, a eleição terá a fiscalização dos próprios partidos, por meio de delegados credenciados pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

Publicidade

A corrida presidencial de 2023 é cercada de expectativa, tendo em vista o cenário incerto na disputa entre os dois principais candidatos: Santiago Peña, do governista Partido Colorado, e Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA). Levantamento do instituto AtlasIntel, repercutido pelo H2FOZ, mostra empate técnico na liderança.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.