Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Vacina testada no Paraguai apresenta bons resultados contra a covid

Fronteira

Vacina testada no Paraguai apresenta bons resultados contra a covid

Resultados do estudo de Fase 3 foram divulgados nessa sexta-feira (19), durante evento em Ciudad del Este.

2 min de leitura
Vacina testada no Paraguai apresenta bons resultados contra a covid
Paraguai foi escolhido por ser um dos poucos países que mantêm relações diplomáticas oficiais com Taiwan. Imagem: IP Paraguay (Arquivo)

Conclusões do estudo de Fase 3 foram divulgadas, nessa sexta-feira (19), durante evento em Ciudad del Este.

O Paraguai é um dos países onde, desde fevereiro, está em testes a vacina MVC-Cov 1901, contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório Medigen MVC, de Taiwan. Os resultados do estudo de Fase 3 (em humanos) foram apresentados, nessa sexta-feira (19), durante evento no hospital da Fundação Tesãi na Área 2, em Ciudad del Este.

Publicidade

Coordenados pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Assunção, os trabalhos envolveram a aplicação de duas doses da MVC-Cov 1901 em metade de um grupo de 1.030 voluntários, maiores de 18 anos. A outra metade, classificada como grupo de controle, recebeu vacinas da AstraZeneca.

Os locais escolhidos para a pesquisa foram o Hospital de Clínicas de San Lorenzo, região metropolitana de Assunção, e o hospital da Fundação Tesãi, em Ciudad del Este. O acompanhamento envolveu coleta de dados como o nível de anticorpos gerados pelo novo imunizante, na comparação com o outro já utilizado mundialmente.

“Se tomarmos como base os anticorpos, foram gerados 2,6 vezes mais que a vacina da AstraZeneca, com 100% de resposta nas pessoas que participaram do estudo. A MVC é realmente eficaz nas pessoas já vacinadas contra a covid-19”, afirmou o pesquisador Julio Torales, em declaração reproduzida pelo jornal La Nación.

Além do laboratório Medigen, outro parceiro do projeto é o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A previsão é que o imunizante possa ser disponibilizado no mercado no início de 2023, ampliando as opções para doses de reforço contra as variantes em circulação nas diferentes partes do mundo.

A escolha do Paraguai para os testes de Fase 3 deve-se ao fato de o país ser um dos poucos que mantêm relações diplomáticas oficiais com Taiwan, ilha cuja soberania é contestada pelo governo da China. Para ler a matéria do La Nación, em espanhol, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.