Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Audiência pública discute revalidação de diplomas de médicos formados fora do país

Geral

na alep

Audiência pública discute revalidação de diplomas de médicos formados fora do país

Promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, evento será por videoconferência e transmitido nas redes sociais do Legislativo.

2 min de leitura
Audiência pública discute revalidação de diplomas de médicos formados fora do país
Prova de validação de diploma para médicos formados no exterior(Foto: Agência Brasil )
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima segunda-feira (24), às 9h30, uma audiência pública para discutir a revalidação de diplomas de profissionais da área médica que se formaram fora do País. A audiência “Revalidação dos Diplomas de Médicos Formados do Exterior” é uma proposta do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Casa, deputado Emerson Bacil (PSL). O evento será realizado por videoconferência e transmitido pela TV Assembleia (Claro/Net canal 16 e 20.2 em canal aberto), além das redes sociais do Legislativo.

Bacil afirma que, desde 2017, o processo de revalidação dos diplomas não está ocorrendo. Segundo ele, os médicos formados no exterior participam do programa Mais Médicos, inclusive com especialização pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O fato seria uma das prerrogativas para concluir a referida formação e, assim, requerer o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Publicidade
Deputado Emerson Bacil, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – foto Orlando Kissner/ALEP

No contato com os profissionais, o deputado teve a informação de que existem centenas deles já com grau de experiência referendada por atuarem no Programa Mais Médicos. “Este é um tema importante, recorrente, e que neste momento em que temos de priorizar a saúde, vejo como especial para o Paraná dar sua contribuição. São centenas de médicos que contam com essa revalidação para atuar na saúde pública do Estado”, diz o deputado. Ele pediu auxílio aos demais parlamentares para que o assunto seja tratado como uma questão de saúde pública.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), “para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente. Primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas podem revalidar diplomas.”

 

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos